CI

SP: agosto é mês de acelga, espinafre, agrião e outros vegetais ricos em nutrientes

A Secretaria divulga mensalmente os alimentos que podem ser encontrados com facilidade por estarem na safra


Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), divulga mensalmente os alimentos que podem ser encontrados com maior facilidade nos estabelecimentos comerciais, por estarem na safra.

Em agosto, a dica é consumir vegetais como o agrião, que quase sem calorias e de sabor levemente picante, é rico em antioxidantes, bioflavonoides e vitaminas A e C, além de fibras. Para melhor aproveitamento de seus nutrientes, a melhor forma de consumo é crua, em saladas ou sucos, mas pode também ser utilizados em sopas e caldos.  

Saiba mais sobre os benefícios nutricionais de outras raízes, tubérculos, verduras e legumes que estão na época em agosto:

Acelga

A acelga contém grandes quantidades de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal; é rica em vitaminas A, C, B3 e K, além de ser fonte de cálcio, fósforo e ferro. Suas folhas possuem ação desinflamatória e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Alface

É um alimento nutritivo e com baixo valor calórico; cada 100g (aproximadamente, 12 folhas) contém em média 15Kcal. A presença de vitaminas A, C e K, antioxidantes, magnésio e potássio favorece o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina A, em conjunto com a luteína e zeaxantina, pode trazer benefícios para a saúde dos olhos, já que são substâncias carotenoides que atuam na redução de doenças oftalmológicas como a catarata, por exemplo.

O consumo regular da alface tem propriedades calmantes e pode ajudar a diminuir a ansiedade. Isso acontece porque suas folhas possuem uma substância conhecida como lactucina que relaxa o organismo e pode ajudar até mesmo a combater a insônia, fazendo com que este alimento seja considerado um calmante natural.

Batata

A batata é rica em carboidratos, por isso é uma boa fonte de energia. Em sua composição, apresenta vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como por exemplo, as vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção do sistema nervoso central e o potássio, mineral que auxilia o controle da pressão arterial.

Escarola

A escarola é uma ótima fonte das vitaminas C, E, A e do complexo B, além de conter minerais como o cálcio, potássio, fósforo e ferro, nutrientes que juntos auxiliam no bom funcionamento dos sistemas imunológico, digestório, respiratório e urinário; seu consumo regular também ajuda manter a saúde dos ossos e a prevenir doenças cardiovasculares. Seu sabor amargo, vem da presença da substância inulina, uma fibra capaz de estimular o equilíbrio da microbiota intestinal, ajudando na prevenção do câncer de cólon.

Espinafre

O espinafre é rico em ferro e contém quantidades significativas de zinco, fibras, vitaminas A, C, E e K, tiamina, vitamina B6, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês. O consumo desta verdura está associado ao fortalecimento do sistema imunológico, ao bom funcionamento intestinal e à prevenção da anemia.

Repolho                                           

O repolho é fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico; é rico em vitamina E, com importante papel na saúde da pele e dos tecidos; contém vitamina A, responsável por combater infecções e pela prevenção de problemas nos olhos; além disso, possui grandes quantidades de fibras que ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo e auxiliam na saciedade.

Abobrinha

A abobrinha é rica em vitaminas C, A e do complexo B. Esse legume tem importante ação anti-inflamatória e possui propriedades que ajudam a controlar a pressão arterial, a prevenir doenças cardiovasculares e ainda a combater alguns tipos de câncer, além de conter minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Berinjela

A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.  

Brócolis

É rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer, além de auxiliar na redução do colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.