CI

SP: conheça as frutas singulares que são colhidas em janeiro e prepare receitas excêntricas

Os benefícios de se consumir as frutas da época são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso


Foto: Pixabay

Os benefícios de se consumir as frutas da época são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Os alimentos da estação têm como principal trunfo o fato de serem mais frescos e nutritivos em comparação com os outros. Isso acontece porque quando cultivados em seu período natural, esses produtos captam melhor os nutrientes do solo em que são plantados.

 Segundo a nutricionista Katlly Evillim Sousa, da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, “as frutas da época são ideais para consumo, pois o seu desenvolvimento é melhor. Por estarem em condições climáticas ideais, oferecem maior qualidade nutricional, no qual os nutrientes e vitaminas estão em quantidades mais adequadas, bem como têm sabor e aroma mais fortes”.

Saiba quais são as frutas que estão na época em janeiro:

Jaca

Nativa da Índia, a jaca é uma das frutas mais doces e possui muitos benefícios para a saúde. É fonte de vitamina C e contém Vitamina A, dessa forma auxilia na imunidade e na saúde dos olhos. Além disso, é fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides, substâncias importantes para a prevenção do envelhecimento precoce. Também contribui na regulação da pressão arterial, na melhora da digestão e no fortalecimento dos ossos.

Figo

Originário da região do Mediterrâneo, o figo é consumido desde a Antiguidade. A fruta auxilia na saúde do trato intestinal, no controle da diabetes, no fortalecimento do sistema imunológico, no combate à osteoporose, na redução dos sintomas da bronquite e no equilíbrio da pressão arterial. Além disso, contém minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Laranja pera

A Laranja pera tem propriedades antioxidantes, é rica em vitamina C, e contém minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B.  Seus flavonoides, limonóides e pectina fortalecem o sistema imunológico, sendo muito importantes no combate ao câncer. Além deles, os açúcares, ácido fólico, ácidos orgânicos e carotenóides contribuem para o bom funcionamento do organismo, aliviando sintomas gastrointestinais e prevenindo a trombose, arteriosclerose e o envelhecimento precoce.

Abacaxi

O abacaxi é rico em vitaminas e antioxidantes, que previnem várias doenças e o envelhecimento precoce. Possui uma enzima chamada de bromalina, que colabora para a boa digestão e também traz benefícios para a pele por ter ação anti-inflamatória, melhorando a acne e problemas no couro cabeludo.

Carambola

Carambola pode proporcionar diversos benefícios à saúde devido à presença de nutrientes e substâncias antioxidantes. É uma ótima fonte de fibras e vitamina C. Além desses nutrientes, a fruta é fonte de substâncias funcionais como quercetina, ácido gálico e epicatequina, compostos com importante ação antioxidante.

Abóbora japonesa

A abóbora japonesa, ou abóbora cabotiã, tem sabor delicado, é rica em vitaminas e minerais, possui betacaroteno, importante para saúde dos olhos e da pele. Da família das abóboras, a japonesa é que contem mais fibras, além de ser um alimento de baixa caloria. É fonte de vitamina C que fortalece o sistema imunológico e vitaminas E e K que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. As abóboras também são boas fontes de minerais e antioxidantes que combatem células cancerígenas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.