CI

SP: Ital prevê realizar 59 eventos em 2022 com retomada de capacitações presenciais

Órgão da Secretaria de Agricultura de SP já está com inscrições abertas para os cursos


Foto: Divulgação

Referência na transferência de conhecimento em ciência e tecnologia de alimentos, bebidas e embalagem, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) retomará a realização de eventos presenciais em 2022, mantendo, no entanto, a maioria on-line diante do sucesso do formato adotado durante a quarentena: os 49 cursos realizados em 2021 tiveram um total de 2.016 participantes com média de satisfação de 96% - também foram ofertados seis cursos in company para 182 profissionais e 11 webinars para 4.976 espectadores.

Vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a instituição de pesquisa prevê realizar 59 capacitações entre 8 de março e 2 de dezembro -- confira o calendário completo. “Estamos preparados para retomar os eventos presenciais de forma segura para todos os envolvidos e ofertar recursos audiovisuais mais adequados às necessidades da equipe técnica e dos participantes graças a investimentos feitos pelo governo estadual e pela Fundepag no projeto que denominamos Ital ON”, frisa a diretora do Centro de Comunicação e Transferência de Conhecimento do Ital (Cial), Ana Maria Godoy.

Laticínios e Engenharia de Processos

Já estão com inscrições abertas os cursos presenciais teórico-práticos de fabricação de iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e de requeijão cremoso, previstos para 25 de maio e 22 de novembro, sob coordenação do Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat). Além de um curso on-line focado em fabricação, defeitos e inovação de queijos Minas Frescal, Mussarela e Prato, completam o calendário de eventos da unidade técnica outros dois cursos presenciais da área de Engenharia de Processos: Alimentos Enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes - BPCS Training, de 2 a 6 de maio, e Cálculo de Processos Térmicos: Pasteurização e Esterilização, de 4 a 7 de julho. 

Carnes e produtos cárneos

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC), por sua vez, se organiza para concretizar somente capacitações presenciais com os cursos Processamento Tecnológico de Carnes I a IV, de 6 a 8 de abril, de 22 a 24 de junho, de 3 a 5 de agosto e de 19 a 21 de outubro - confira a programação. 

Projeto Sanitário

Por ser sede regional do European Hygienic Engineering & Design Group (EHEDG), entidade europeia que agrega fabricantes de equipamentos, indústrias de alimentos, institutos de pesquisa e autoridades de saúde pública, o Ital planeja promover presencialmente a primeira edição do curso básico de projeto sanitário em 22 e 23 de março e a quinta edição do curso avançado de 13 a 15 de setembro. 

Embalagem

Já o maior evento presencial planejado para 2022 é a 12ª Conferência Internacional de Embalagens Flexíveis, fruto de parceria do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) com a Tappi, associação dos Estados Unidos que engloba os setores de papel e de embalagens celulósicas e flexíveis de todo o mundo. Realizada a cada dois anos, a conferência ocorreu excepcionalmente on-line em março deste ano e deverá ocorrer em seu formato original de 20 a 22 de setembro. A expectativa dos organizadores é atingir um público de 150 pessoas.

O Cetea também pretende realizar um curso presencial, de 8 a 10 de novembro, com foco em Embalagens de Vidro para Alimentos e Bebidas, além de outros oito eventos on-line, abrangendo sete cursos e o III Fórum Indústria de Alimentos e de Embalagens 4.0, em 23 e 24 de novembro -- confira o calendário da unidade. 

Cereais, chocolate, confeitos, panificação, ingredientes e microencapsulação

Tradicionalmente uma das unidades técnicas que mais realizam cursos, o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) prevê realizar 18 somente no formato on-line, incluindo o inédito curso Proteínas, Hidrocoloides e Amidos: propriedades físico-químicas e funcionais tecnológicas para aplicação em alimentos, em 25 de novembro. 

Frutas, hortaliças e vida de prateleira

O Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) também programou apenas capacitações on-line. Estão previstos para ocorrer três tradicionais cursos da unidade técnica: Desidratação de Frutas e Hortaliças, em 17 e 18 de maio, Industrialização de Palmito em Conversa, de 28 a 30 de junho, e Vida da Prateleira de Alimentos, em 21 e 22 de setembro -- acompanhe a abertura das inscrições. 

Segurança de alimentos
Segunda unidade em quantidade de eventos em 2022, o Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos (CCQA) promoverá 17 eventos on-line: 16 cursos e o webinar gratuito ICMSF - Atualização em inocuidade de alimentos, que está em sua segunda edição, fruto de parceria com a Comissão Internacional de Especificações Microbiológicas para Alimentos, composta por 18 representantes da área de microbiologia de alimentos de diferentes países, incluindo a pesquisadora do CCQA Marta Taniwaki. 

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outras informações estão disponíveis no site do Instituto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.