SP: Secretário de Agricultura recebe o prêmio Destaque do Agronegócio por sua atuação em favor do setor

Agronegócio

SP: Secretário de Agricultura recebe o prêmio Destaque do Agronegócio por sua atuação em favor do setor

O secretário agradeceu a homenagem e lembrou que os funcionários são o verdadeiro ativo da Secretaria
Por:
2150 acessos

O secretário agradeceu a homenagem e lembrou que os funcionários são o verdadeiro ativo da Secretaria

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, foi laureado com o prêmio Destaque do Agronegócio 2016 por sua atuação em prol do desenvolvimento do setor que é um dos mais importantes para a economia paulista. A cerimônia foi realizada na segunda-feira, 7 de novembro, em São Paulo, durante as comemorações pelo 89º aniversário do Instituto Biológico (IB), uma das seis instituições de pesquisa da Pasta.

O secretário agradeceu a homenagem e lembrou que os funcionários são o verdadeiro ativo da Secretaria e que, sem a ajuda de uma equipe motivada e comprometida, nenhum dos avanços atribuídos a ele teriam sido possíveis.

Arnaldo Jardim, que está à frente da Pasta há pouco mais de 22 meses, lembrou  que, ao ser convidado para assumir a Secretaria de Agricultura, foi orientado pelo governador Geraldo Alckmin a estruturar sua gestão sobre quatro eixos prioritários: o desenvolvimento da agricultura respeitando o meio ambiente; reduzir a distância entre a pesquisa e o setor produtivo; oferecer assistência técnica e extensão rural, especialmente buscando aumentar preferencialmente a produtividade e competitividade do agricultor familiar e do pequeno produtor; e a saudabilidade dos alimentos.

Desde o primeiro dia, lembrou o secretário, essas premissas estão sendo perseguidas, de modo que “cada funcionário já as conhece como se fosse um mantra”, brincou.

Geraldo Alckmin, como médico, é capaz de reconhecer a importância da Segurança Alimentar e Nutricional para a saúde da população, principalmente as crianças, e reforça para que a Secretaria de Agricultura atue com o intuito de ajudar a conquistar ou, quando for o caso, manter esse estado, afirmou Arnaldo Jardim.

“Todos os nossos departamentos estão direcionados para a busca desse objetivo. Os institutos de pesquisa estão estudando os custos de produção de alimentos, a formação de preços, controle biológico de pragas e novos cultivares e manejo que permita o abate precoce; tecnologias que são levadas aos produtores, especialmente aos pequenos, por meio da extensão rural; fiscalização do cumprimento da legislação e garantia da saudabilidade dos alimentos e, fechando esse circuito, apoio ao agricultor com a criação de novos canais de escoamento da produção e orientação à população sobre alimentação saudável. Sempre alinhando sua atuação com as premissas que determinam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, destacou.

A atuação da Secretaria de Agricultura no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi decisiva para que o Estado de São Paulo conseguisse o índice de 100%, dentro do período estipulado pela legislação federal. Os esforços para implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) também devem surtir o mesmo efeito. A parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, por meio do programa Nascentes, também foi lembrada pelo secretário como uma iniciativa de sucesso.

Outra ação que merece destaque já que, de acordo com Arnaldo Jardim, é exemplar para outros institutos de pesquisa, foi a criação do novo marco regulatório que permitiu a implantação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), que são uma verdadeira revolução no processo de produção de ciência e inovação no âmbito das instituições públicas.

“Na verdade, temos muitas conquistas a apresentar. No final de 2015, realizamos um encontro no Palácio do Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin, para prestar contas ao setor produtivo das ações que a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo, com é nossa obrigação. Mas, volto a afirmar, nenhum homem é uma ilha e ninguém faz nada sozinho, esse prêmio será dividido com a minha equipe”, afirmou Arnaldo Jardim.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink