CI

SR capacita trabalhadores para aplicação de agrotóxicos

O treinamento solicitado pelo Sindicato Rural teve duração de 24 horas e contou com a participação de 30 pessoas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Sindicato Rural de Nova Mutum, realizou no município o curso de Segurança no Trabalho – NR 31.8 , que visa à capacitação para trabalhadores com agrotóxicos.

O treinamento solicitado pelo Sindicato Rural teve duração de 24 horas e contou com a participação de 30 pessoas.

De acordo com a mobilizadora Eletisandra das Neves, a turma foi composta por funcionários de produtores rurais associados ao Sindicato Rural. Para ela, o bom resultado e o aproveitamento do curso devem-se à divulgação e sensibilização junto aos produtores para que disponibilizassem seus funcionários para cursarem o treinamento. “Os produtores disponibilizaram os funcionários sem nenhuma restrição e o resultado disso foi muito positivo. Vale ressaltar que muitos associados nossos ficaram sem o treinamento, sendo necessários pelo menos mais oito treinamentos para atendermos outra parcela dos associados até o período de novembro/2010, quando se encerram os cursos”.

O instrutor do Senar-AR/MT Wander Paulo explica que nessa atividade existe o preparador da calda e o aplicador, e ambos devem ser capacitados. Ele acredita que o treinamento dará um bom suporte para melhorar as atitudes dos funcionários em relação à aplicação e/ou preparação do agrotóxico.

Enfatizou ainda que o Sindicato teve uma atitude muito nobre através das funcionárias que conscientizaram os produtores para trazer os funcionários até o local em que foi ministrado o curso. “O manejo incorreto pode colocar a vida do próprio aplicador em risco e ainda a de outros colegas que podem estar indiretamente ligados no ambiente de trabalho”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.