CI

Startup AgroSpectra é a vencedora do Avança Café 2020

O Avança Café acontece durante 12 semanas e tem por objetivo a criação de startups para atender a cadeia do café


Foto: Pixabay

AgroSpectra, Amachains e Bio4agro são as três novas startups que mostram as tendências tecnológicas que estão chegando no setor cafeeiro após a etapa final do Programa Avança Café realizada na quinta-feira, 17. Desta vez totalmente online, o Avança Café é um programa de pré-aceleração de startups idealizado pela Embrapa Café e executado pelo tecnoPARQ, Parque Tecnológico da UniversidadeFederal de Viçosa e pelo InovaHub, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O Avança Café acontece durante 12 semanas e tem por objetivo a criação de startups para atender a cadeia produtiva do café. Os participantes tiveram acesso a conteúdos, ferramentas e mentorias para desenvolver seus negócios e criar soluções para osproblemas da cadeia produtiva do café.Durante o evento final (Demoday), as empresas tiveram a oportunidadede apresentar o trabalho desenvolvido e se conectar com o mercado

Os três projetos mais bem avaliados recebem o premio OCB, que totalizou R$21.000,00. Em terceiro lugar a startup bio4agro oferece um robô que realiza a rodagem do caféno terreiro, resolve a falta de mão de obra no campo e promove reduçãode custos ao produtor. Em segundo lugar ficou a startup Amachains, que entregaras habilidade à cadeia produtiva do café com uma solução baseada em blockchain,oferecendo dados de alta confiabilidade e contribuindo para a governança de dados.

Astartup AgroSpectra foi a grande premiada da noite. Sua soluçãoconsiste em otimizar o processo de classificação do café,ao combinar a tecnologia daespectroscopia no infravermelho próximo (NIR) e a inteligência artificial, por meio deuma modelagem matemática e assim obter modelos treinados para a classificação daqualidade sensorial do café.

Os projetos foramavaliados por uma banca composta por Antônio Heberlê, pesquisador da EmbrapaCafé, Gisele Ribeiro Ramos, Coordenadora de Inovação do Sistema FAEMG e SamaraCaroline de Araújo, Coordenadora de Inovação da OCB (Organização dasCooperativas do Brasil). O Evento final pode ser assistido na gravação pelo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DH459yBfj4w)! 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.