CI

Startup cria óleo de cozinha sustentável

Você trocaria o óleo de cozinha por um feito em laboratório? 


Foto: Pixabay

Texto: Correspondente Iara Siqueira com revisão de Aline Merladete

Feitos à base de canola, girassol, milho ou soja, os óleos de cozinha são usados no preparo de comidas refogadas, frituras e até mesmo no tempero das refeições. Nas prateleiras dos supermercados tem para todos os gostos, sejam eles extraídos de sementes, flores e frutas. Você trocaria o óleo de cozinha por um feito em laboratório? 

A startup americana Zero Acre Farms, desenvolveu o produto.  De acordo com o fabricante, o óleo diferente é resultado de um processo de fermentação e poderá quem sabe, substituir o óleo tradicional. O objetivo da invenção é diminuir a pegada de carbono gerada pela produção convencional, já que os gases liberados contribuem para o aumento do efeito estufa. 

A técnica usada para a fabricação do óleo é antiga, Jeff Nobbs CEO da marca, conta que “Depois do fogo, a fermentação é a arte culinária original. Os óleos e gorduras tem nível significativo mais baixo de gorduras ruins, geralmente associado a inflamação e doenças”. 

O óleo de laboratório tem como ingredientes cana-de-açúcar, beterraba adicionados a microrganismos que são mantidos em segredo pela startup. A Zero Acre Farms ressalta que o custo de produção ainda é elevado, por causa da baixa demanda. Caso você queira experimentar, ele ainda é muito caro, uma garrafa com pouco mais de 400 ml custa US$ 30 dólares, aproximadamente R$ 155. Ficou animado com o preço? 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.