CI

Startup escocesa quer implantar bioeconomia na aquicultura

O projeto seguiu um estudo de viabilidade, que foi financiado conjuntamente pelo IBioIC e o Centro de Inovação em Aquicultura Sustentável (SAIC)


Foto: Pixabay

A startup escocesa Eco Clean está realizando um projeto de pesquisa com especialistas da Universidade de St Andrews para desenvolver um novo processo que utiliza subprodutos da piscicultura para produzir surfactantes, de acordo com o Centro de Inovação em Biotecnologia Industrial (IBioIC). O IBioIC, um dos patrocinadores do projeto, forneceu apoio financeiro de seis dígitos para o projeto, que visa desenvolver uma alternativa mais sustentável aos surfactantes tradicionais derivados do petróleo.

A abordagem da Eco Clean usa resíduos do setor de aquicultura escocês para criar compostos químicos, com foco específico em óleos de peixe ricos em ácidos graxos. O processo de base biológica desenvolvido por pesquisadores da Universidade de St Andrews foi mais econômico, eficiente e ambientalmente amigável do que os métodos tradicionais de produção de surfactantes, disse o IBioIC. A próxima etapa do projeto é dimensionar a tecnologia e tornar o novo método replicável, fácil de implementar e capaz de produzir tensoativos em grande volume.

“Esta próxima etapa em nossa pesquisa representa um passo crítico no processo de aumentar a produção de nosso surfactante sustentável”, disse o cofundador e diretor da Eco Clean, Mark Hamilton. “Já testamos a viabilidade em um estudo anterior e esperamos que, ao final deste projeto, estejamos mais próximos da comercialização em larga escala e vejamos o tensoativo usado em uma variedade de produtos industriais e domésticos selecionados.”

O projeto seguiu um estudo de viabilidade, que foi financiado conjuntamente pelo IBioIC e o Centro de Inovação em Aquicultura Sustentável (SAIC) em 2020, com a equipe garantindo financiamento para levar o conceito ao próximo estágio de expansão, disse o IBioIC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.