CI

Startup gaúcha Elysios é selecionada para programa de aceleração desenvolvido pelo Facebook

Empresa desenvolve o caderno de Campo Digital para controle e gestão de todas as etapas dos cultivos


Foto: Divulgação Elysios

A startup Elysios Agricultura Inteligente foi uma das selecionadas pelo Facebook - uma das maiores empresas do mundo atualmente - para um programa de aceleração, juntamente com a aceleradora Baita. A startup desenvolve o Caderno de Campo Digital, com foco em agricultura familiar, oferecendo ferramentas de monitoramento e gestão dos cultivos, com otimização de recursos e rastreabilidade dos produtos, do campo ao consumidor.

O cenário brasileiro aponta que as pequenas propriedades representam cerca de 67% dos empregos no setor agropecuário, que produzem 70% dos alimentos consumidos no país. Esses dados do Censo Agropecuário do IBGE, demonstram que, cada vez mais é necessário que a tecnologia chegue ao campo como aliada dos produtores.

Por isso, o Facebook e a aceleradora Baita, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciaram na última semana, dez startups que serão aceleradas por meio do programa Campo Digital. O programa busca soluções digitais para o agronegócio brasileiro, focado em pequenos e médios produtores. Esse é o primeiro programa do Facebook de aceleração de startups visando soluções para agricultura na América Latina.

As dez startups selecionadas passarão os próximos quatro meses recebendo mentoria da aceleradora Baita, e também do Facebook. O processo incluirá orientação para definir metas e avaliar o modelo de negócio, palestras, workshops e networking com profissionais do agronegócio. Além disso, as startups vão contar com capacitação técnica de especialistas da Esalqtec, incubadora de empresas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq), e da Unicamp, ambas com destaque para os cursos voltados ao agronegócio.

Para a startup, que já participou de outros programas de aceleração – como o BRDE Labs, onde finalizou ocupando a 3ª colocação no programa que encerrou no início deste mês - é mais um resultado de uma equipe engajada, buscando resultados que façam a diferença no dia a dia do campo.
“Essa aceleração com o apoio de mais uma grande empresa, uma multinacional, se interessando em apoiar esse público, é muito satisfatório. É um projeto que contribui com nossa missão e visão como empresa. É uma forma de nos posicionar como uma ferramenta que atende em todo o Brasil, onde temos espaço para crescer. Será um trabalho junto com o Facebook para entregar resultado na mão do produtor”, destaca Frederico Apollo Brito, CEO e um dos fundadores da Elysios.

Ao final do programa, em abril de 2021, as startups definirão, com a Baita, os passos seguintes para oferecer as soluções de forma independente.
Para selecionar as empresas participantes, membros da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Embrapa Informática Agropecuária e do Instituto de Pesquisas Eldorado avaliaram se as soluções propostas de fato ajudam de forma prática nos percalços dos produtores rurais. Além disso, as soluções devem atender aos requisitos do programa, que é melhorar produtividade e sustentabilidade no campo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.