CI

Startup quer tornar carne de laboratório acessível

"A proteína é uma parte essencial de uma dieta balanceada e vital para uma boa saúde"


Foto: Impossible Foods

Uma jovem startup holandesa focada na produção de carne cultivada, Meatable, fez parceria com a multinacional Royal DSM, uma empresa global que usa a ciência com um propósito ativo em nutrição, saúde e vida sustentável, para desenvolver conjuntamente meios de crescimento para a produção de carne animal sem animais. 

Atualmente, estima-se que o meio de cultivo seja responsável por 50-90% do custo de produção da carne cultivada. Se o custo fundamental e os avanços tecnológicos forem feitos, a carne cultivada pode ser uma solução que ajuda a apoiar dietas diversificadas, sustentáveis e saudáveis para uma população mundial em crescimento. Alguns especialistas estimam um potencial de mercado para este alimento de mais de um trilhão (trilhão na nomenclatura anglo-saxônica) de dólares. 

Wim Klop, vice-presidente do DSM Center for Biotechnology, disse que “a proteína é uma parte essencial de uma dieta balanceada e vital para uma boa saúde. No entanto, sua produção tem uma grande pegada ambiental. Com a expectativa de que a população mundial cresça para 10 bilhões de pessoas até 2050, uma ampla variedade de soluções de proteína mais sustentáveis será necessária. A carne cultivada é uma daquelas soluções de proteína promissoras e inovadoras em que a DSM investe. Nosso compromisso vai muito além de investir em Meatable por meio da DSM Venturing. Com este acordo de desenvolvimento conjunto, a DSM contribuirá com suas competências únicas de biotecnologia, como fermentação, análise e aumento da produção para ajudar a dar vida à ciência da carne cultivada”. 

Além de focar na produção de mídia de cultivo lucrativa, a DSM e a Meatable também estarão envolvidas no desenvolvimento do sabor e da textura de carne do produto final, que são fatores importantes que influenciam as decisões de compra dos consumidores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.