CI

Startups agrícolas indianas para se observar 

Uma delas é a Fasal, que possui um aplicativo para produtores de horticultura


Foto: Pixabay

O setor agrícola indiano ao longo dos anos abriu gradualmente seus braços e abraçou a tecnologia. Considerado um dos setores mais atrasados e resistentes à tecnologia deste país, os agricultores agora derrubaram o muro de ceticismo em relação à tecnologia após entender o que a tecnologia de ponta tem a oferecer. Embora o governo e as grandes corporações tenham feito sua parte para equipar os agricultores com tecnologia, são as startups que têm sido a força motriz da penetração da tecnologia na agricultura. 

De acordo com um relatório da Nasscom em 2019, foram mais de 450 startups no espaço agritech no país. Sem dúvida, esses números só aumentaram em dois anos, à medida que esse espaço amadurecia lentamente, com um pool de investidores injetando recursos. Os relatos da mídia sugerem que, mesmo durante o ano pandêmico, o setor de agrotecnologia viu um crescimento de 11,9% no interesse de investidores em termos de financiamento. 

Uma delas é a Fasal, que possui um aplicativo para produtores de horticultura. O aplicativo permite que os agricultores planejem, monitorem e analisem todas as atividades em suas fazendas de forma simples e intuitiva. Poda, semeadura, pulverização, fertilização, irrigação, colheita, venda de safras e todas as outras atividades são gerenciadas com a ajuda do aplicativo. 

A DeHaat, uma plataforma de base tecnológica que oferece serviços agrícolas completos aos agricultores, incluindo distribuição de insumos agrícolas de alta qualidade, consultoria agrícola personalizada, acesso a serviços financeiros e vínculos de mercado para a venda de seus produtos também chama a atenção. Atualmente, a startup - fundada pelos ex-alunos do IIT-Delhi Shashank Kumar e pelos ex-alunos do IIT-Kharagpur Manish Kumar em 2012 - opera em Bihar, Uttar Pradesh, Odisha e West Bengal, e atende 350.000 agricultores. A startup recentemente arrecadou $ 30 milhões em sua rodada da Série C liderada pela Prosus Ventures e também adquiriu outra startup de agritech, FarmGuide.  

A Clover, com sede em Bengaluru, é uma startup de agrotecnologia de efeito estufa que se concentra no cultivo orientado pela demanda. Fundada por quatro amigos de infância Avinash BR, Gururaj Rao, Arvind Murali e Santhosh Narasipura, a Clover faz parceria com fazendeiros em toda a Índia e comercializa produtos frescos cultivados em estufa de qualidade premium por meio de canais B2B e B2C. A startup arrecadou US $ 5,5 milhões na rodada da Série A da Accel, Omnivore e Mayfield em meio à pandemia. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.