Stephanes: participação das cooperativas no mercado de fertilizantes é fundamental
CI
Agronegócio

Stephanes: participação das cooperativas no mercado de fertilizantes é fundamental

O objetivo do novo consórcio, que reúne 21 cooperativas paranaenses, é fabricar, importar, distribuir, formular e industrializar insumos agrícolas, fertilizantes e defensivos
Por:

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes participou, na sexta-feira (26-09), em Curitiba (PR), da solenidade de criação do Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário (Coonagro). O objetivo do   novo consórcio, que reúne 21 cooperativas paranaenses, é fabricar, importar, distribuir, formular e industrializar insumos agrícolas, fertilizantes e defensivos (agrotóxicos).

Para Stephanes, a participação de cooperativas vai refletir positivamente num setor estratégico para o Brasil que é o mercado de fertilizantes. O ministro reafirmou ainda que, até o fim do ano, o governo federal deve anunciar um plano de estímulo à produção nacional de fertilizantes para que o País possa alcançar a auto-suficiência dentro de um prazo de 5 a 10 anos.

O Coonagro reúne 60,5 mil cooperados que devem faturar, até o fim do ano, R$ 10 bilhões. Segundo dados da Associação Nacional da Difusão de Adubos (Anda), o estado do Paraná consumirá 3,61 milhões de toneladas de fertilizantes neste ano. Em 2007, a demanda paranaense foi de 3,41 milhões de toneladas. Já a demanda nacional chegará a 26 milhões de toneladas ainda em 2008.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.