CI

Stephanes assume o Ministério da Agricultura nesta terça-feira

A cerimônia de transmissão de cargo será realizada às 15h no térreo do Edifício Anexo do Mapa


Ao assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante solenidade com início previsto para as 15h dessa terça-feira (27-03), o deputado federal eleito pelo PMDB-PR e economista Reinhold Stephanes, 68 anos, retorna às origens. “Nasci na roça”, costuma lembrar o novo ministro da Agricultura. “Além disso, minha primeira experiência no setor público foi na área agrícola”, acrescenta Stephanes, que passará a comandar as políticas públicas direcionadas a um setor que hoje responde por 36% das exportações totais do País, 28% do Produto Interno Bruto (PIB) e cerca de 37% dos empregos no campo e nas cidades.

Filho de agricultores nascido numa pequena comunidade rural de Porto União (SC) na divisa com União da Vitória (PR), Stephanes trabalhou no Ministério da Agricultura e ocupou o cargo de diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na década de 70. “O decreto que criou o Incra fui eu quem redigi, assim como escolhi o primeiro prédio do instituto”, recorda este economista formado pela Universidade Federal do Paraná, que também já foi Secretário de Agricultura do Estado Paraná (1979-1981), Ministro de Estado da Previdência Social (1992-1995) e Ministro de Estado da Previdência e Assistência Social (1995-1998).

Casado, pai de quatro filhos, Stephanes já ocupou outros cargos públicos. Do final da década de 70 até 2007, ele foi deputado federal em seis legislaturas. Também foi Secretário Municipal de Fazenda de Curitiba de 1966 a 1967 e presidente do então Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de 1970 a 1973. O novo ministro ingressou no serviço público por intermédio de concurso público para o Governo do Estado do Paraná.

Stephanes também desempenhou outras atividades. Ele foi professor da Universidade Católica do Paraná e presidente da Sociedade Brasileira de Economistas Rurais de 1981 a 1983.

A cerimônia de transmissão de cargo será realizada no térreo do Edifício Anexo do Mapa. Na ocasião, Stephanes e o ex-ministro Luís Carlos Guedes Pinto vão receber cumprimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.