CI

Stephanes pretende dar continuidade ao trabalho na pasta

A cerimônia de posse está marcada para hoje, às 10h, no Palácio do Planalto


Ao confirmar que será o novo ministro da Agricultura, o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) disse que, à frente do cargo, pretende dar continuidade, "com eventuais aperfeiçoamentos", ao trabalho que vem sendo realizado na pasta. "Não é a primeira vez que ocupo uma função pública. Eu tenho a disposição de diálogo, de entendimento, de ouvir muito. Não há nenhuma questão restritiva nesse sentido", afirmou Stephanes, ao ser indagado sobre críticas da bancada ruralista da Câmara, que alega que o futuro ministro não tem ligações com o setor.

Stephanes ressaltou que, além de seu nome ter sido uma indicação da bancada, foi escolhido pelo fato de o presidente Lula considerá-lo "um profissional e gestor publico com condições de realizar um bom trabalho". Ele informou que, como ministro da Agricultura, pretende ouvir ex-ministros da pasta. "É evidente que vou conversar com todos, desde Pratini Moraes [ministro no governo Fernando Henrique Cardoso], que teve uma atuação muito forte com relação ao mercado externo, e hoje ocupa uma importância grande no setor do agronegócio; e também com Roberto Rodrigues [ministro no governo Lula], com quem já convivi muito no passado".

Perguntado sobre como enfrentaria a questão dos transgênicos, Reinhold Stephanes respondeu: "Esta é uma questão sensível e tem de ser tratada com muito cuidado. Mas, acima de tudo, temos uma lei que regula isso, temos uma comissão que trata disso, e temos uma posição de governo, e não uma posição de ministro, com relação aos transgênicos", explicou.

O Palácio do Planalto informou que a cerimônia de posse de Stephanes na pasta da Agricultura, de Marta Suplicy na do Turismo e de Walfrido dos Mares Guia na Secretaria de Relações Institucionais está marcada para hoje (23-03), às 10h, no Palácio do Planalto.

O nome de Stephanes foi indicado para o Ministério da Agricultura pela bancada do PMDB na Câmara depois que o deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) desistiu do convite para a pasta, por suposto envolvimento em denúncias que estão sendo investigadas pelo Supremo Tribunal Federal.

Natural de Porto União, em Santa Catarina, Reinhold Stephanes exerce, atualmente o sexta mandato de deputado federal. Já ocupou os cargos de secretário municipal da Fazenda de Curitiba, subsecretário de Planejamento e Orçamento e secretário-seral substituto do Ministério da Agricultura. De 1992 a 1995, foi ministro de estado da Previdência Social.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.