CI

STF adia votação sobre liberação de transgênicos

Processo questiona a competência da CTNBio decidir sobre transgênicos


Foto: Marcel Oliveira

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3526) que estava prevista para esta quarta-feira (10). O processo de 2005 questiona a competência da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) decidir sobre a liberação de transgênicos no país.

Segundo a assessoria do plenário a pauta sobre o direito ao esquecimento tomou a agenda do dia dos ministros e a ADI 3526 ainda não tem data ainda remarcada para voltar ao plenário.

No parecer sobre o fim da autonomia exclusiva da CTNBio, a Procuradoria Geral da República cita que as decisões sobre produção de medicamentos e agropecuária com organismos geneticamente modificados “afrontam à competência comum da União, dos Estados e Municípios em proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas”.

VEJA: STF deve decidir sobre liberação de transgênicos

O pedido de inconstitucionalidade quer que a decisão seja deslocada para os entes federativos, tirando o suporte técnico e a experiência reconhecida da CTNBio delegada pelo Congresso, que havia aprovado no mesmo ano a Lei de Biossegurança.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.