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Stihl lança linha de ferramentas movidas a bateria

Novos produtos pretendem oferecer mais economia, aliada a um bom desempenho e ainda gerar menos ruído Divulgação


Novos produtos pretendem oferecer mais economia, aliada a um bom desempenho e ainda gerar menos ruído
Divulgação


A substituição de ferramentas motorizadas movidas a combustão pelas elétricas já é uma realidade no Brasil. Visando economia, menor intensidade de ruído, melhor desempenho e, além disso, menor impacto ao meio ambiente, instrumentos de trabalho como roçadeiras, motosserras e podadores movidos a bateria trazem versatilidade tanto em tarefas realizadas na cidade, quanto em determinadas atividades agrícolas.


Focada nesse nicho de mercado, a Stihl acaba de lançar uma nova linha de produtos movidos a bateria composta por cortador de grama, roçadeira, podador, soprador e motosserra. Todos esses produtos possuem um mesmo modelo de fonte que garante eficiência e tempo necessário de recarga para a realização de uma determinada tarefa. De acordo com o vice-presidente de marketing e vendas da Stihl, Romário Britto, esse é apenas o início da era dos motores elétricos. ''No futuro, as ferramentas serão todas nessa diretriz'', completa.

Britto explica que essa nova linha de produtos da Stihl visa, inicialmente, atender tarefas básicas. No caso de uma produção agropecuária, por exemplo, o representante da empresa destaca que segmentos como avicultura, cafeicultura e manejo de florestas são os alvos da empresa com essa nova linha de produtos. No caso da produção de café, por exemplo, o podador pode ser uma boa opção para o produtor. Leve e compacta, o equipamento se mostrou eficiente em demostrações realizadas para a imprensa.

Já a motosserra é indicada para, além de tarefas relacionadas a afazeres domésticos, a pequenos cortes em uma produção de floresta como eucaliptos e pinus. A nova linha de produtos a bateria estará disponível em mais de 2.000 pontos de venda da Stihl em todo o País a partir do mês de outubro.

Rafael Zanoni, gerente de marketing da Stihl, destaca que essa é a terceira geração de produtos da marca no mercado brasileiro, após as linhas de produtos a combustão e outros produtos elétricos. A empresa marca presença no mercado com um portfólio de quase 60 produtos. Segundo ele, com a linha a bateria a Stihl fica ainda mais próxima de consumidores e profissionais dos centros urbanos, com o objetivo de levar o máximo em ergonomia, segurança e conforto, com diferenciais que facilitam a vida das pessoas que têm nos cuidados com os jardins uma atividade profissional. Zanoni acrescenta que para os clientes que buscam mobilidade e praticidade nas suas atividades de jardinagem, a nova linha pode atender as expectativas.


Bateria

A Bateria AP 160 pode ser utilizada em todos os produtos, o que traz mais economia e praticidade para o consumidor. Ou seja, não é necessário adquirir uma bateria para cada produto. ''Além disso, a bateria tem a tecnologia de íon de lítio, o que significa que tem uma vida útil maior. O tempo de carga é mantido, ao contrário de tecnologias mais antigas que 'viciam', ou seja, que não mantêm o tempo de carga'', explica Zanoni. A bateria possui potência de 36 volts.

Investimentos

O lançamento dos produtos a bateria reforça o plano de investimento da Stihl. A empresa estima um o total de R$ 518 milhões até 2014 e a criação de 645 novos empregos. Na fábrica da empresa em São Leopoldo (RS), onde trabalham cerca de 2 mil funcionários, o ritmo de trabalho é intenso. O mais novo investimento é a criação do novo centro de distribuição de produtos acabados, com R$ 54,6 milhões. Considerando as metas até o final do ano, para 2012 a Stihl deve injetar R$ 250,4 milhões.

*O repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da Stihl

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