CI

Sucessão familiar é um assunto que chama a atenção do produtor de Querência

Entusiasmada, a família Back conta como está sendo a participação no programa especial Sucessão Familiar ofertado pelo SENAR-MT.


Entusiasmada, a família Back conta como está sendo a participação no programa especial Sucessão Familiar ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT). Formada por Adalberto, Roselaine Mariza Pezzini Backs e os dois filhos, Matheus, de 18 anos, e Giovana, de 12 anos, a família Back já está pensando em como dar continuidade nos negócios da família. Adalberto e Roselaine contam que as palestras ofertadas durante o Soja Brasil realizado em Querência, nesta segunda-feira (26.09), serviram para relembrar o conteúdo visto nos primeiros módulos do curso de Sucessão Familiar. "Mas também trouxeram outros conhecimentos", ressalta Roselaine.

Apesar do pai de Alberto ter sido produtor rural, o patrimônio da família foi dividido entre os filhos e cada um cuida de sua propriedade. Tesoureiro do Sindicato Rural de Querência, Adalberto diz que esse curso de Sucessão Familiar é uma grande necessidade na região. "Mas como as pessoas acham que nunca terão problemas na hora de passar os negócios para as próximas gerações, elas acabam deixando para depois, mas penso que essa primeira turma de Sucessão Familiar que está em andamento em Querência é uma sementinha que foi plantada e que vai florescer logo, logo".

Ele ressalta ainda que quando a família é pequena, assim como a dele, as relações são mais fáceis. Roselaine acrescenta que mesmo de forma lúdica já conversa com os filhos sobre vários assuntos que envolvem a sucessão. "Levamos para a fazenda, conversamos sobre os negócios da família e, assim eles vão tomando gosto pelo campo e pelo trabalho com a terra".

Um pouco diferente da família Back, o produtor rural Egidio Scheneider, de 69 anos, já entregou os negócios para os filhos e o genro. Eles também participaram do Programa Especial ofertado pelo SENAR-MT, em Querência. "Seo" Scheneider está entusiasmado com o programa da instituição de ensino. "Nosso próximo encontro será no próximo dia 28". Ele também ressaltou que está sempre em busca de conhecimento para que esse processo seja feito de forma correta.

Os técnicos da Safras e Cifras, Charles Daneberg e Felipe Leal que nas próximas duas semanas fazem palestras sobre sucessão familiar, um dos assuntos tratados no Projeto Soja Brasil, que além de Querência visita ainda outros nove municípios em Mato Grosso, ressalta que este é um assunto que preocupa, mas as famílias acham que os problemas nunca vão acontecer em suas famílias. Eles ainda falam que quando a família é pequena tudo é mais fácil de resolver. "Quando a família começa a crescer e chegar os netos, genros, noras e outros tudo vai ficando mais complexo", revela Daneberg.

As palestras do Soja Brasil, em Querência foram bastante produtivas. Além dos produtores, estudantes e muitos jovens também participaram. A estudante Naiara Soares de Castro, de 21 anos, conta que é filha de produtor rural e que em sua família são três filhas. "Estamos preocupadas, porque meu pai já está com mais de 60 anos e nós precisamos nos preparar para assumir os negócios da família. Eu e minhas irmãs estamos em busca de qualificação e conhecimento e estas palestras do Soja Brasil abordaram assuntos sobre os quais eu nunca tinha pensado".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.