Suco de tamarindo reduz taxa de triglicerídeos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,090 (1,09%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,07%)


PESQUISA

Suco de tamarindo reduz taxa de triglicerídeos

Atualmente nenhum medicamento distribuído pelo SUS tem ação específica contra os triglicerídeos
Por: -Leonardo Gottems
635 acessos

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) indicou que o suco preparado com farinha de tamarindo pode reduzir em 25% a taxa triglicerídeos. A pesquisa buscou analisar os efeitos do uso do fruto nos problemas relacionados com a diabetes.

Os pacientes que participaram do estudo tinham que tomar o suco durante cinco semanas, passando por exames e consultas semanais para medir os níveis das doenças. Para Nedio Jair Wurlitzer, pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (CE), a prática de usar alimentos como auxilio no tratamento busca desenvolver produtos que beneficiem a saúde do consumidor. “Com esse tipo de resultado, temos condição de incentivar a população a consumir mais frutas. Com isso, incentiva-se também a produção”, comenta.

Atualmente, nenhum medicamento distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem ação específica contra os triglicerídeos. De acordo com Tatiana Uchôa Passos, nutricionista responsável pela etapa da pesquisa com os pacientes no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), esses remédios disponíveis agem sobre o sistema lipídico como um todo, principalmente sobre o colesterol total. "Diante da inovação proposta pela ideia desse projeto e da significância estatística encontrada com relação às triglicérides, ficamos satisfeitos com os resultados e também instigados a dar continuidade aos estudos futuramente”, diz.

O experimento também diminuiu os níveis de colesterol total, massa corporal e circunferência de cintura dos pacientes. Participaram do estudo 164 adultos e idosos com diabetes.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink