CI

Sucroalcooleiros já exportam 40% da produção

A desregulamentação do setor sucroalcooleiro fez as exportações saltarem de 8% para 40% da produção


O consultor Plínio Nastari, da Datagro, disse que a desregulamentação do setor sucroalcooleiro ocorrida no final dos anos 90 fez as exportações saltarem de 8% para 40% da produção. ‘‘Este crescimento do Brasil no mercado internacional fez o setor sucroalcooleiro se alterar drasticamente, abrindo possibilidades até então não imaginadas’’, disse.

Com a vitória do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) no painel aberto há três anos contra a União Européia, a participação do setor brasileiro está prestes a mudar de novo, abrindo mais possibilidades. A vitória amplia a força brasileira em um momento em que seus tentáculos também estão presentes na diversificação do setor, através da produção de álcool e da co-geração de energia, que deverão ser alavancadas pelo Protocolo de Kyoto. Ao lado da ampliação do mercado para venda de seus produtos, o setor avança também na venda de tecnologia.

Isso já pode se sentido com a intenção da gigante alemã Sudzucker, que possui cerca de 50 empresas espalhadas por toda a Europa, de investir no Brasil. Será o primeiro investimento da empresa fora da União Européia em açúcar. A Sudzucker é a maior empresa do mundo na área de açúcar, com faturamento anual de 4,9 bilhões de euros e produção, em 2004/2005, de 5,1 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.