CI

Suíça isenta edição de gene da proibição de OGM 

O presidente da Comissão, Hannes Germann, afirmou que “uma tecnologia que recebeu o Prêmio Nobel, como as ferramentas CRISPR, não pode ser banida do país”


Foto: Pixabay

Os organismos geneticamente modificados aos quais nenhum material genético externo tenha sido inserido ficarão isentos da extensão da moratória da engenharia genética até o final de 2025. O Conselho de Estados suíço acaba de aprovar esta exceção na Lei de Engenharia Genética nesta quinta-feira, que favorece o comércio uso de culturas geneticamente editadas. 

O Conselho de Estados Suíço (órgão consultivo governamental) decidiu eliminar os métodos modernos de melhoramento de plantas (edição de genes) da moratória da engenharia genética (transgênicos). "Os organismos geneticamente modificados aos quais nenhum material genético externo foi inserido ficarão isentos da extensão da moratória da engenharia genética até o final de 2025. Exceção aprovada na quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 na Lei Nacional de Engenharia Genética”. 

A aprovação deste artigo veio após empate com 21 votos a favor e 21 votos contra, com duas abstenções, deliberando com voto de qualidade do presidente do Conselho de Estados, Thomas Hefti, que votou a favor desta exclusão. A Lei de Engenharia Genética na área não humana foi aprovada com 42 votos a favor, um contra e uma abstenção. 

O presidente da Comissão, Hannes Germann, afirmou que “uma tecnologia que recebeu o Prêmio Nobel, como as ferramentas CRISPR, não pode ser banida do país”. Também foi destacado que esta decisão envia uma mensagem importante para o exterior de que a Suíça é um país onde a pesquisa pode ser feita com essas ferramentas. 

A moratória da engenharia genética na agricultura é prorrogada pela quarta vez. A moratória existe desde 2005 após a votação de uma iniciativa popular. Atualmente, o cultivo de organismos geneticamente modificados para fins de pesquisa só é permitido no país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.