Suinocast: Maximizar o resultado na fase de creche dos suínos

Agronegócio

Suinocast: Maximizar o resultado na fase de creche dos suínos

Suinocultura Industrial disponibiliza aos seus leitores mais um SuinoCast
Por:
1038 acessos

Suinocultura Industrial disponibiliza aos seus leitores mais um SuinoCast - o podcast da Suinocultura Brasileira em parceria com o médico veterinário Márcio Gonçalves.

O episódio de hoje é um bate-papo entre os médicos veterinários Daniel Linhares da Agroceres PIC e Márcio Gonçalves da Kansas State University sobre o que fazer para maximizar o resultado na fase de creche dos suínos. A discussão aborda os principais fatores  que determinam o desempenho dos suínos: ração, água, ambiente e sanidade. Além disso, são discutidos pontos importantes como: o que deve ser realizado nas horas que precedem o recebimento dos leitões desmamados. E o que deve ser feito com leitões que não se alimentam?

Em relação à alimentação, são abordados: manejo de arraçoamento, tipos de comedouros, espaçamento de cocho por leitão, capacidade de armazenamento de ração, cobertura ideal do prato do comedouro, uso de tapete de borracha, manejo com “papinha”, granulometria da ração e peletização. Em relação à água, é discutido sobre a densidade ideal de leitões por bebedouro de acordo com o tipo de bebedouro e a vazão ideal. Com relação à ambiência, são abordadas a ambiência adequada no momento do alojamento e a temperatura ideal de acordo com a semana de alojamento. No aspecto sanitário, são discutidos os princípios básicos e as vantagens de uma identificação rápida dos animais doentes.

Daniel Linhares se formou na Universidade Federal de Goiás em 2003, após trabalhou na área de produção e sanidade da Agroceres PIC por 6 anos, onde realizou MBA na Fundação Getúlio Vargas, em 2009 foi para Univ. de Minnessota fazer PhD na área de epidemiologia e controle de doenças infecciosas finalizado no início de 2013. Atualmente, está trabalhando como Gerente de Serviços Técnicos na Agroceres PIC.

Acesse o site www.suinoculturaindustrial.com.br - o Suinocast está na home, ao lado da enquete do site, na parte inferior. Visite também www.suinocast.com.br

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink