CI

Suinocultor de SC exporta carne suína barata

Santa Catarina vivenciou em 2006 um dos anos mais difíceis para a suinocultura


O embargo russo, em vigor há mais de um ano para alguns Estados brasileiros, trouxe dois reflexos importantes para as exportações de carne suína de Santa Catarina, um dos principais produtores do país. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio indicam que o Estado perdeu em 2006 a liderança nas exportações de carne suína para o Rio Grande do Sul, e teve que elevar vendas para países como Argentina e Uruguai para compensar a ausência da Rússia. Pelos argentinos, o Brasil há poucos dias foi acusado de dumping, pela suposta prática de preços predatórios.


"Tivemos que vender a qualquer preço para a situação não ficar pior", diz o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, explicando a situação do setor, que conviveu com estoques altos ao longo de 2006. "Houve vendas abaixo do preço de custo".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.