CI

Suinocultores de Mamborê (PR) formam associação

O objetivo é diminuir custos e obter melhores preços para a carne suína


Com o objetivo de diminuir custos e obter melhores preços para a carne suína, produtores de Mamborê (PR) estão se unindo para formar a Associação dos Suinocultores de Mamborê (Assuimam). A idéia nasceu do produtor Vilson Fantin, suinocultor tradicional no município, que viu a necessidade de organizar os produtores para enfrentar os compradores que formam os preços da carne suína.

De acordo com o secretário da Assuimam, Giovani Marcos Fantin, o setor está passando por dificuldades devido aos preços baixos que estão sendo praticados no mercado. Fantin observa que o objetivo da associação é eliminar os atravessadores e vender a produção direto para as granjas. "Com isso teria um aumento de ganho para o produtor. Será bom para ambas partes, pois os suinocultores terão venda garantida e as granjas poderão contar com compra certa", destaca o secretário.

Fantin observa que a maioria dos produtores tem a suinocultura como uma alternativa de renda nas propriedades e se eles não se unissem poderia se tornar inviável continuar com a atividade devido ao aumento nos custos da produção.

Ele observa que o ganho dos produtos será de R$ 0,20 por quilo do produto que hoje está em R$ 1,70. Na primeira reunião da Assuimam, foram convidados todos os criadores de suínos do município para iniciarem a formação da associação. A associação já conta com sua diretoria formada e em fase de conclusão dos papéis para seu registro. Cerca de 30 produtores deverão participar da Assuimam que poderão ter uma produção de aproximadamente quatro mil suínos por mês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.