CI

Suinocultores do Meio-Oeste de SC criam associação no dia 09


Suinocultores do Meio-Oeste de Santa Catarina formalizam no próximo dia 09 a Associação Regional dos Criadores de Suíno do Vale do Rio do Peixe para tentar resolver os problemas existentes da crise do setor que há 18 meses vem descapitalizando os produtores. A entidade, sediada em Pinheiro Preto, é um dos braços da Associação Catarinense de Criadores de Suíno (ACCS), mas vai agir de forma independente nos assuntos específicos à região.

Conforme o presidente Evanilgo Gottseling, 2,5 mil criadores, de nove municípios, estão enganjados na nova entidade. A principal luta é conseguir a liberação de empréstimos sem a necessidade de apresentar a licença ambiental. "Se não conseguirmos dinheiro não teremos como investir na melhoria dos estabelecimentos para se adequar ao ajustamento de conduta de controle dos dejetos", comentou Evanilgo.

Outra a preocupação é com a dívida que os suinocultores têm com bancos e terceiros. Segundo previsão de Gottseling, na região o volume é de aproximadamente R$ 8 milhões. "Por isso a entidade está se estruturando juridicamente para negociar o prolongamento desses compromissos", revelou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.