CI

Sumário PAINT 2010 é lançado com a avaliação de 35 mil reprodutores

Bateria da CRV Lagoa se destaca no Sumário e lidera principais características


Bateria da CRV Lagoa se destaca no Sumário e lidera principais características

O PAINT, programa de melhoramento genético para bovinos de corte da CRV Lagoa, lançou durante a Reunião Anual dos Parceiros PAINT (RAPP), realizada em Uberaba (MG), o Sumário PAINT Consolidado 2010. Trata-se da 15ª edição da publicação identificada como o GPS do Nelore, e que reúne dados dos parceiros do programa e das avaliações dos sumários: Aliança, CFM, ABCZ/Embrapa, IZ Sertãozinho e PMGRN – Nelore Brasil.

Para chegar ao resultado foram reunidas e consolidadas todas as DEPs (Diferenças Esperadas nas Progênies) internas do PAINT, além das publicadas nos outros cinco sumários. Todas as DEPs são expressas em relação a uma média genética móvel e, além das tradicionais, é apresentada sua evolução, os DEPhs.

“Os DEPhs permitem identificar animais que produzem progênies consistentemente superiores, valorizando reprodutores prepotentes, assim como penalizam aqueles que possuem progênies não padronizadas”, explica Marcelo Almeida, gerente do PAINT. Para combinar os resultados, é utilizado um método baseado no MACE (Multiple Across Country Evaluation), que contempla as diferentes avaliações em populações distintas.

Na edição impressa estão 406 touros que satisfizeram os critérios para apresentação na forma gráfica, que tem o objetivo de facilitar a interpretação dos dados e a escolha dos reprodutores que complementem o perfil dos rebanhos dos pecuaristas. Além disso, outros 35 mil reprodutores estão com suas provas disponíveis no site da CRV Lagoa (www.crvlagoa.com.br), também com representação gráfica.

“No Sumário PAINT Consolidado 2010, tivemos algumas mudanças em termos de critérios que adotamos para incorporar os touros no sumário impresso. A mudança no critério de admissão foi elevar a acurácia mínima para 0,70 nas características de Conformação, Ossatura e Musculosidade, na desmama e no sobreano. Dessa maneira, as DEPs para essas características tornam-se ainda mais representativas, já que elas têm grande importância econômica. Outra mudança foi efetuada no equivalente-progênie mínimo para GND. Os estudos realizados não detectaram perdas significativas na acurácia, contudo, a partir da adoção desse critério, muitos touros jovens, de elevado valor genético, foram incorporados à publicação”, afirma Roberto Carvalheiro, da GenSys, que integra a equipe técnica do Sumário.

Resultados

Os touros da bateria da CRV Lagoa novamente se destacaram no Sumário. Entre os líderes para IPAINT (Índice PAINT), dos 10 primeiros, nove são da bateria da CRV Lagoa (CFM Orgulho, PAINT Código, SF 009601, CFM Magnífico, PAINT Mateiro, CFM Ópio, PAINT Esteio, Van Bastem e CFM Notável. Já entre os líderes para HGP (Harmonia Genética de Produção), dos 10 primeiros, sete participaram do Teste de Progênie do PAINT (PAINT Esteio, SF 009601, PAINT Código, PAINT Mateiro, Backup, CFM Orgulho e PAINT Impacto). Para completar, dos líderes para IDesm (Índice Desmama), dos 10 primeiros, quatro são da bateria da CRV Lagoa (PAINT Impacto, SF 009601, PAINT Futuro e CFM Orgulho.

“O pecuarista brasileiro tem atribuído cada vez maior importância à utilização das DEPs, pois essa ferramenta é única para identificar reprodutores que transmitam características em seu rebanho. E, com todos os dados do Sumário PAINT Consolidado 2010, a CRV Lagoa contribui com o criador para a escolha dos melhores reprodutores a serem utilizados em suas fêmeas, com elevado nível de confiança”, finaliza Almeida.

As informações são da assessoria de imprensa da CRV Lagoa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.