Tecnologias

Summit AgriHub reúne 500 pessoas para discutir tecnologias para o Agro

Mais de 40 palestrantes e debatedores participaram dos quatro Fóruns, oito painéis e cinco palestras ofertadas no encontro
104 acessos

O Summit AgriHub, maior evento presencial do programa AgriHub, recebeu em dois dias 500 pessoas, entre produtores rurais, representantes do setor produtivo rural, empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio, empreendedores, investidores, estudantes e pesquisadores. Mais de 40 palestrantes e debatedores participaram dos quatro Fóruns, oito painéis e cinco palestras ofertadas no encontro.

Atraídos pelo projeto, três grandes empresas do mercado de inovações tecnológicas desenvolvidas para o Agro (Taranis, Solinftec e UniGeo) fizeram exposições dos seus produtos e serviços.

Segundo o presidente do Sistema Famato Normando Corral, o programa AgriHub foi criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) com um objetivo desafiador: conectar os produtores rurais às novas tecnologias. “E o Summit AgriHub é a confirmação dessa conexão que foi desenvolvida ao longo de pouco mais de um ano de ações”, disse Corral.

No primeiro dia do evento, os técnicos do AgriHub conseguiram medir o nível de satisfação e interesse dos produtores no projeto AgriHub, que está a pouco mais de um ano promovendo ações nos principais municípios polos de produção agropecuária do estado.

No Fórum de Fazendas Alfa, por exemplo, os produtores participaram de dois painéis que trataram sobre os primeiros resultados da rede e projetos para melhorar a conectividade no campo. Os produtores alfa também aproveitaram a oportunidade para sugerir os próximos passos do AgriHub, da Rede de Fazendas Alfa e outras vertentes do projeto.

Os produtores Alfa validaram os principais problemas levantados pela rede. Dos sete problemas, os mais desafiadores são: controle de pragas, clima e conectividade. A partir de agora, a equipe técnica do AgriHub irá criar agendas estratégicas com a participação direta dos produtores e conforme o perfil de cada um.

O estudo de conectividade que está sendo feito em Campo Novo do Parecis pela Softex, com o apoio do Sistema Famato, para incorporar novas tecnologias de telefonia móvel e de internet, foi apresentado para o público que também conheceu alguns produtores rurais e seus cases de sucesso no uso de tecnologias aplicadas ao agronegócio.

O segundo dia de evento foi marcado pela apresentação do diagnóstico “Onde estão as grandes oportunidades do Agro? Uma visão de dentro da porteira”. No material constam os principais problemas levantados com os produtores rurais de Mato Grosso e que são considerados oportunidades para empresas AgTechs buscarem soluções. A publicação é uma iniciativa da Famato, Senar-MT e Imea. Foram distribuídos 300 exemplares durante o Summit. Podendo ser acessado pelo link: http://www.famato.org.br/arquivos/publicacoes/diagnostico.pdf.

As comunidades de tecnologias discutiram tendências, novidades incorporadas aos sistemas de produção e transformações na agricultura, o futuro do agronegócio e os impactos positivos que da inovação. “O produtor teve acesso a informações importantes para entender que a geração de dados está cada vez mais influenciando nas decisões, permitindo que ele seja menos intuitivo e mais assertivo”, afirmou o superintendente do Imea e head do AgriHub, Daniel Latorraca.

Próximos passos – Com a conclusão do primeiro diagnostico “Onde estão as grandes oportunidades do Agro? Uma visão de dentro da porteira” a equipe técnica do projeto terá um “norte” para criar agendas estratégicas com a participação direta dos produtores rurais alfa do estado, nos principais polos de produção de Mato Grosso na tentativa de cumpriu o desafio de conectar o produtor com as tecnologias.

Programa AgriHub – É uma iniciativa da Famato, Senar-MT e Imea. Tem o objetivo de ser a ponte que liga a tecnologia ao campo. Além disso, busca contribuir para aumentar a renda dos produtores rurais usando o mínimo de recursos e para o desenvolvimento sustentável da produção agrícola e pecuária por meio da inovação tecnológica.

Informações sobre o AgriHub e o evento Summit AgriHub no site agrihub.org.br.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink