CI

Superagro terá cerca de 1500 equídeos para julgamentos e leilões

Mangalarga Marchador, Pampa, Campolina sã algumas das raças presentes no evento


Detentora do maior plantel nacional de eqüinos, com 808 mil animais, de acordo com dados de 2008 do IBGE, Minas Gerais apresenta durante a Superagro, na programação da 51ª. edição da Exposição Estadual Agropecuária, uma mostra da qualidade das diversas raças de cavalos com criatórios no Estado. Uma lista que inclui o Mangalarga Marchador, Pampa, Campolina e muitos outros. Ao todo, o evento terá a participação de aproximadamente 1200 animais para julgamentos e cerca de 300 para sete leilões. Participam também animais de propriedade de criadores de outros estados.


Os julgamentos realizados na pista de grama do Parque da Gameleira avaliam a performance e a proximidade com o padrão de cada raça, como comprova o organizador da participação dos animais da raça árabe, Mário Sérgio da Cruz Silva. “Avaliamos a performance dos animais em provas com obstáculos naturais, reproduzindo situações como se o animal estivesse em trabalho numa fazenda. Avaliamos também o melhoramento genético realizado pelos criadores, em conformidade com o padrão da raça”, diz.

Faturamento - O Brasil possui o quarto maior rebanho de equinos do mundo, com 5,6 milhões de animais. O primeiro lugar no ranking mundial pertence aos Estados Unidos, com 9 milhões de cabeças. Dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre a equinocultura no Brasil mostram que o agronegócio do cavalo registra faturamento de cerca de R$ 7,5 bilhões e emprega diretamente 642 mil pessoas.

As exportações de carne equina e de cavalos vivos somaram, em 2009, receita de US$ 27,4 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura. Os principais importadores de animais vivos são os Estados Unidos, 37,4%; Bahamas, 10,3% e Angola com 8,3%. Já a carne de cavalo é exportada para a Bélgica, 45,5% do montante e Itália, com 19,6%; seguida por Japão e Holanda com 11,5% cada. O principal exportador é São Paulo, seguido de Minas Gerais.

A atividade, entretanto, tem potencial para crescer muito mais. A avaliação é de Pio Guerra Júnior, presidente da Comissão Nacional do Cavalo da CNA, autor do estudo “A equinocultura brasileira inserida no agronegócio”. Para ele, o país precisa, entre outros, construir novos terminais de carga viva para as exportações, principalmente tendo em vista os jogos olímpicos de 2016, quando o Brasil receberá inúmeros animais para competições. “Com novos terminais poderemos ter um incremento nas exportações”, avalia.


Para o dirigente, a produção de cavalos deve aproveitar a realidade positiva vivenciada hoje pelo Brasil, com recursos no campo e mais qualificação dos produtores rurais, para “dar saltos mais largos rumo à internacionalização do nosso produto, principalmente pela notoriedade do Brasil na exportação de produtos primários”, diz.

Além, da tradicional Exposição Agropecuária, a Superagro também engloba a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo, o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.

As informações são da assessoria de imprensa da Superagro Minas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.