CI

Tabaco brasileiro passa pela pré-inspeção e está apto para o embarque

A China é um importante parceiro do agronegócio brasileiro e isso também acontece no setor do tabaco



Uma equipe de técnicos chineses passou o último mês na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, coletando amostras de tabaco processado e fazendo testes laboratoriais para comprovar a sanidade do tabaco brasileiro antes do embarque. A missão chinesa composta por técnicos da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) concluiu que o produto brasileiro está apto a ser embarcado.

O encerramento das atividades de pré-inspeção do tabaco da safra 2016/17 foi realizado em Santa Cruz do Sul na segunda-feira, 14, e reuniu representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), integrantes da AQSIQ, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), empresas associadas e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estande estufa do SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest.

Wan Chengtang, vice-diretor da AQSIQ, apresentou os resultados da pré-inspeção do tabaco produzido no Rio Grande do Sul e processado no período. Foram inspecionadas 57 amostras das 43 mil toneladas destinadas à China. Segundo ele, nas amostras que foram analisadas no laboratório da Central Analítica da Unisc, não foram detectadas pragas quarentenárias importantes, qualificando o produto como apto para embarque. 'Com a colaboração de todos os envolvidos terminamos o nosso trabalho de uma maneira satisfatória. Foram 30 dias de intenso trabalho e podemos afirmar que o Brasil atendeu aos padrões determinados pelo protocolo e continua garantindo a sanidade do produto que será exportado para a China', afirmou o representante da AQSIQ. Ele também visitou junto com os demais técnicos o escritório do Mapa em Santa Cruz do Sul para entender melhor as especificações locais e processos burocráticos, bem como empresas processadoras, produtores e centros de pesquisa.

Agronegócio

A China é um importante parceiro do agronegócio brasileiro e isso também acontece no setor do tabaco: em 2016 figurou como segundo maior país comprador do tabaco brasileiro, gerando US$ 280 milhões em divisas, 13,4% do total embarcado no ano. Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, a China tem um papel fundamental para a liderança do Brasil no ranking mundial de exportação há 24 anos. 'Além do embarque expressivo que agrega renda e divisas, os negócios com o país chinês corroboram a boa qualidade e integridade do nosso produto, considerando que a China é um dos mais exigentes em questões fitossanitárias. Esperamos que as relações de comércio continuem se fortalecendo', afirmou. Schünke lembrou que o setor brasileiro do tabaco é um dos mais comprometidos com questões relacionadas à sustentabilidade da produção, considerando tanto aspectos ambientais como sociais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.