CI

Talento na produção de arroz


É sabido que, com talento, todo mundo vai longe, encurtando o caminho até o sucesso. É com essa disposição otimista que a Embrapa Arroz e Feijão apresenta aos agricultores a cultivar de arroz de terras altas BRS Talento. Ela traz avanços significativos, como a excelente arquitetura de planta, que lhe confere resistência ao acamamento, facilitando a colheita e reduzindo perdas.

Outra vantagem é o potencial produtivo, 5% a 10% maior que o de outras variedades de arroz agulhinha de terras altas da Embrapa (Primavera, Maravilha e Canastra). Ainda em relação a estas cultivares, a BRS Talento é mais tolerante a doença mancha de grãos e possui menos problemas de brusone.

Os parceiros da Embrapa Arroz e Feijão, que estão produzindo a semente, também estão satisfeitos com os resultados no campo. Houve caso de um produtor de sementes que alcançou, sob pivô, o rendimento de mais de 6 mil quilos por hectare (com espaçamento de 25 cm) e os que cultivaram a soca obtiveram adicionalmente 40 sacas por hectare.

Pode–se dizer ainda que a BRS Talento atende aos anseios tanto da indústria arrozeira como do consumidor final, muito exigentes quanto à qualidade do grão. Esta qualidade tem nome e sobrenome. Chama-se arroz agulhinha (grãos da classe longo-finos), que deve necessariamente vir acompanhado de boas propriedades culinárias: ficar solto, macio e saboroso quando preparado. Quanto a isso, a BRS Talento assina embaixo, prometendo ganhos à orizicultura do Brasil Central, com um produto de alto padrão.

O otimismo acerca da nova cultivar não é à toa. A expectativa favorável com o desempenho do material foi criada ao longo dos testes conduzidos desde 1998, num total de 200 ensaios, envolvendo oito Estados brasileiros (RO, TO, PA, MA, PI, MT, GO e MG).

Para quem quiser conferir de perto, a Embrapa Arroz e Feijão, juntamente com seus parceiros produtores e empresas afins, estarão realizando dias de campo com a BRS Talento durante os meses de fevereiro e março, nos estados do MA, PA, RO, PI e MT. Aos interessados em plantar a BRS Talento já nesta safra 2002/2003, estão disponibilizadas no mercado mais de mil toneladas de sementes. Informações: (62) 533-2110.

Emílio da Maia de Castro - pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.