CI

Tamanho do cérebro das abelhas está relacionado à dieta

Estudo é inédito


Foto: Pixabay

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que o tamanho do cérebro de uma abelha parece estar relacionado ao que ela come. Em seu artigo publicado na revista  Proceedings of the Royal Society B,  o grupo descreve seu estudo sobre os cérebros das abelhas e o que aprenderam sobre eles. 

Em comparação com os cérebros dos mamíferos, observam os pesquisadores, os cérebros dos insetos não receberam muita atenção dos cientistas, e não se sabe tanto sobre eles. Nesse novo empreendimento, os pesquisadores procuraram preencher parte dessa lacuna estudando os cérebros de 395 cérebros de abelhas de 93 espécies encontradas na Espanha, Estados Unidos e Holanda. Seu trabalho era extrair o cérebro de cada espécime e comparar seu tamanho com o de outras abelhas, e então procurar maneiras de explicar as diferenças. 

Os pesquisadores encontraram alguns padrões. Por exemplo, a duração de uma geração de abelhas pode ser correlacionada com o tamanho do cérebro da abelha. As abelhas que passaram por uma única geração por ano tinham cérebros maiores do que aquelas que passaram por várias gerações a cada ano. Isso não era surpreendente, eles observam, porque o mesmo se aplica a pássaros e muitos outros animais. O que eles acharam surpreendente foi a conexão entre dieta e tamanho do cérebro. As abelhas com menos diversidade alimentar tinham cérebros maiores do que as abelhas com uma dieta diversificada. Isso era o oposto da maioria dos animais. Os pesquisadores sugerem que isso poderia ter acontecido porque não seria necessária muita energia cerebral para comer qualquer flor em um campo. 

Os pesquisadores também compararam o tamanho do cérebro com o comportamento social e encontraram pouca diferença entre as abelhas. Os cérebros das abelhas solitárias não eram maiores nem menores do que as das abelhas que vivem em colmeias complexas. Os pesquisadores observam que isso também era esperado. Ao contrário da maioria dos animais, o comportamento social das abelhas é principalmente fixo. As abelhas só se socializam em um contexto de colmeia onde desempenham suas funções, como cuidar dos filhotes ou coletar pólen. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.