Agronegócio

Tarde de Campo em São João da Urtiga mostra vantagens de armazenar grãos na propriedade

O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, buscou mostrar as vantagens que o produtor tem ao armazenar seu próprio grão.
Por:
634 acessos

Na sexta-feira (03/06), um grupo de 40 pessoas, em sua maioria agricultores, esteve presente na propriedade de Jadir Scalcon, na linha Santa Bárbara, município de São João da Urtiga para participar de uma Tarde de Campo sobre Secagem e Armazenagem de Grãos em Silos na Propriedade Rural. O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, buscou mostrar as vantagens que o produtor tem ao armazenar seu próprio grão.

As vantagens de ter o produto armazenado na propriedade, a construção do silo, o custo de construção, a realização da secagem e seu estado de conservação foram assuntos abordados pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Cláudio Dóro, e pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de São João da Urtiga, Germano Anguinoni.

Entre as vantagens, preconizadas pela Emater/RS-Ascar, de se fazer a armazenagem de grãos na propriedade estão a redução de perdas quantitativas e qualitativas, redução de gastos com limpeza e secagem, evita o frete externo e agrega valor ao produto. Segundo os extensionistas, com o grão na propriedade, aumenta a autonomia do produtor e o seu poder de negociação na hora de comercializar. Além disso, eles esclarecem que a Emater/RS-Ascar faz os projetos para silo secador, o custo de construção é baixo, é uma tecnologia limpa, de fácil manejo e com linha de crédito para financiamento.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink