CI

Tarifa maior no Japão vai reduzir vendas da Austrália


O plano do Japão de aumentar as tarifas de importação de carne bovina neste ano vai paralisar a recuperação das vendas dos EUA e da Austrália, além de custar aos consumidores locais 31 bilhões de ienes (US$ 262 milhões), informaram ontem representantes do setor.

O Japan Foodservices Association, que conta entre seus membros, entre outros as divisões locais da Yum! Brands Inc. e da Subway Restaurants, aderiu à pressão exercida pelos governos dos Estados Unidos e da Austrália sobre o Ministério de Agricultura, Recursos Florestais e Pesca contra a elevação das tarifas de importação de carne bovina para 50%, a partir dos atuais 38,5%.

A elevação de impostos sobre a carne bovina ocorre em meio ao aumento das importações de carne, num momento em que os consumidores japoneses ampliam a demanda pela carne, depois do surto de doença da "vaca louca", a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), 15 meses atrás. O aumento das tarifas elevará os preços locais, adiará a recuperação das vendas das redes de "fast food" e restaurantes e deverá corroer as importações, que hoje movimentam cerca de US$ 2 bilhões anuais.

Os pecuaristas da Austrália, dos Estados Unidos, do Canadá e da Nova Zelândia também serão afetados por uma alíquota de imposto maior. Os preços do gado na Austrália, maior exportador mundial de carne, despencaram 32% desde setembro de 2001, quando Tóquio registrou o primeiro dos cinco casos confirmados no Japão da doença da "vaca louca".

Segundo cláusula de "salvaguarda" da OMC em vigor há oito anos, o Japão tem o direito de aumentar as tarifas de importação para 50% toda vez que as importações trimestrais de carne bovina subirem 17% acima dos níveis de igual período do ano anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.