CI

Técnica usa isca natural para atrair praga do milho



Entre os trabalhos que serão apresentados durante a 8ª Reunião Sul Brasileira de Pragas do Solo, a utilização de iscas naturais para o controle de uma praga muito comum na agricultura, popularmente conhecida por vaquinha (Dibrotica speciosa), deve proporcionar inúmeros benefícios ao agricultor.

A isca é um pó amarelo a base de purungo ou cabaça, ricos na substância amarga cucurbitacina, que faz com que o inseto se alimente compulsivamente. Ao composto são adicionados aromas da flor de um tipo de abóbora, formando uma combinação atraente e fatal para a praga.

A tecnologia pode ser utilizada de duas formas: a primeira é a confecção de armadilhas com garrafas pet de dois litros que são distribuídas pela lavoura. Também é possível usar a técnica na forma de iscas para pulverização em uma pequena parte da lavoura. Nesta caso, aplica-se uma dose do inseticida natural em uma pequena parte da lavoura, de maneira que os insetos sejam atraídos para esta porção, deixando o restante da área livre do ataque da praga.

“Em tempos de agricultura sustentável, será uma importante contribuição, pois elimina a aplicação de inseticidas, não causando danos ao aplicador nem ao ambiente, além de, provavelmente, ter um custo mais baixo”, destaca o autor da pesquisa, Maurício Ventura, professor da Universidade Estadual de Londrina. A vaquinha ataca o milho, a batata inglesa, o feijão, hortaliças e frutíferas. O professor acredita que em um ano a tecnologia estará disponível para o produtor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.