CI

Técnicos da CDA são treinados para atendimento de denúncias sobre pomares abandonados

Encontro contou com a participação de 40 servidores entre engenheiros-agrônomos e técnicos de apoio agropecuário


Foto: Fundecitrus

O Fundecitrus realizou uma palestra para os técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, no “Seminário de Fiscalização de HLB”, na última semana, em São João da Boa Vista (SP).

O encontro contou com a participação de 40 servidores entre engenheiros-agrônomos e técnicos de apoio agropecuário, e teve o objetivo de treinar os servidores para prestarem atendimento de denúncias relacionadas aos pomares abandonados ou mal manejados, além de reforçar o conhecimento dos técnicos quanto à aplicação da legislação e as ações de fiscalização de rotina em propriedades de citros.

Durante a palestra, o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto fez um panorama da incidência do greening no estado e levou informações atualizadas sobre as principais estratégias de controle. “O treinamento foi muito importante para atualizá-los sobre a incidência da doença no estado e capacitá-los para o atendimento ao público.  Quanto mais pessoas tiverem conhecimento da gravidade da doença para os pomares de laranja, mais assertiva é a informação que chega até o citricultor”, ressalta.

Em outubro de 2023, a CDA criou um canal para que a população, especialmente os produtores rurais, denunciem pomares de citros abandonados ou mal manejados, sem controle do psilídeo ou sem erradicação de plantas até oito anos contaminadas com a doença. A legislação em vigor estabelece medidas de defesa sanitária vegetal para coibir o comércio ambulante de mudas em São Paulo em decorrência dos graves danos econômicos causados aos pomares comerciais, bem como a conscientização e orientação sobre a adoção das práticas de controle para evitar a disseminação do greening.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.