Técnicos recebem treinamento para utilizar plataforma
CI
Agronegócio

Técnicos recebem treinamento para utilizar plataforma

Mapa promoverá capacitação dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária no final do mês
Por:
Mapa promoverá capacitação dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária no final do mês

Representantes de federações de Agricultura e Pecuária de diversos estados e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam até sexta-feira, 13 de julho, em Brasília, de um treinamento para multiplicadores da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).


A ferramenta constitui-se num banco de dados único que reunirá informações sobre a produção e o trânsito de bovinos no Brasil, além de interligar informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os Estados com o sistema do Mapa. Lançada em abril deste ano, a PGA é fruto de uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“As federações serão as responsáveis pela distribuição de senhas de acesso aos produtores rurais e por capacitar os mesmos, juntamente com o Senar, para utilizar a PGA. Por meio da base de dados única, eles passarão a ter acesso às informações de seus estabelecimentos rurais que estão disponíveis nos órgãos de governo”, explica o coordenador de Sistemas de Rastreabilidade do Mapa, José Luis Vargas.


Inicialmente, a plataforma está sendo alimentada com dados da pecuária bovina brasileira, que vão desde informações detalhadas da propriedade, proprietário e rebanho até detalhes sobre exposições, frigoríficos e abatedouros existentes nas 27 unidades federativas. Após essa etapa, os participantes terão acesso a um ambiente virtual de navegação e, em seguida, serão multiplicadores dos benefícios da PGA junto aos sindicatos rurais e produtores rurais de seus estados de origem.

A capacitação dos multiplicadores dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária que utilizarão os módulos da PGA para cadastros de estabelecimentos rurais, aglomerações pecuárias, explorações pecuárias e emissão de Guia de Trânsito Animal eletrônica (GTA-e) ocorrerá no Ministério da Agricultura, de 24 a 26 de julho.


Em um segundo momento serão incorporados à plataforma informações sobre o Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif). O banco de dados nacional garantirá maior credibilidade e transparência no processo, fazendo com que o Brasil ofereça mais segurança para os consumidores internos e conquiste novos mercados para produtos e subprodutos de origem animal.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink