CI

Técnicos recebem treinamento para utilizar plataforma

Mapa promoverá capacitação dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária no final do mês


Mapa promoverá capacitação dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária no final do mês

Representantes de federações de Agricultura e Pecuária de diversos estados e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam até sexta-feira, 13 de julho, em Brasília, de um treinamento para multiplicadores da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA).


A ferramenta constitui-se num banco de dados único que reunirá informações sobre a produção e o trânsito de bovinos no Brasil, além de interligar informações dos órgãos de defesa agropecuária de todos os Estados com o sistema do Mapa. Lançada em abril deste ano, a PGA é fruto de uma parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“As federações serão as responsáveis pela distribuição de senhas de acesso aos produtores rurais e por capacitar os mesmos, juntamente com o Senar, para utilizar a PGA. Por meio da base de dados única, eles passarão a ter acesso às informações de seus estabelecimentos rurais que estão disponíveis nos órgãos de governo”, explica o coordenador de Sistemas de Rastreabilidade do Mapa, José Luis Vargas.

Inicialmente, a plataforma está sendo alimentada com dados da pecuária bovina brasileira, que vão desde informações detalhadas da propriedade, proprietário e rebanho até detalhes sobre exposições, frigoríficos e abatedouros existentes nas 27 unidades federativas. Após essa etapa, os participantes terão acesso a um ambiente virtual de navegação e, em seguida, serão multiplicadores dos benefícios da PGA junto aos sindicatos rurais e produtores rurais de seus estados de origem.


A capacitação dos multiplicadores dos órgãos estaduais de sanidade agropecuária que utilizarão os módulos da PGA para cadastros de estabelecimentos rurais, aglomerações pecuárias, explorações pecuárias e emissão de Guia de Trânsito Animal eletrônica (GTA-e) ocorrerá no Ministério da Agricultura, de 24 a 26 de julho.

Em um segundo momento serão incorporados à plataforma informações sobre o Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) e o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif). O banco de dados nacional garantirá maior credibilidade e transparência no processo, fazendo com que o Brasil ofereça mais segurança para os consumidores internos e conquiste novos mercados para produtos e subprodutos de origem animal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.