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TecnoCarne 2007 evidencia crescimento da indústria da carne

Em apenas três dias, a feira atingiu um volume de negócios em torno de US$ 250 milhões; mais de 25 mil visitantes puderam conferir as inovações deste mercado


A 8ª Feira Técnica Internacional de Produtos para a Indústria da Carne - TecnoCarne 2007 - reuniu no Centro de Exposições Imigrantes mais de 650 expositores que apresentaram seus produtos e serviços nas áreas de aditivos, ingredientes, embalagens, refrigeração, automação, transporte, higienização e equipamentos em geral. Além da troca de experiências entre profissionais ligados à indústria frigorífica de bovinos, suínos e aves, o evento possibilitou a atualização de profissionais do setor, com a realização de cursos técnicos e palestras, ministrados por especialistas. Mais de 25 mil visitantes conferiram os produtos e serviços das mais importantes empresas do segmento no Brasil e de países como Espanha, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Ucrânia, Estados Unidos, Argentina e Suíça.

Segundo Maria Antonia Ferreira, diretora do Grupo Dipemar, responsável pela organização do evento, a feira superou as expectativas. "Antes do início do evento, estimávamos um volume de negócios gerado com a feira em torno de US$ 220 milhões. Contudo, acreditamos que este volume chegue aos US$ 250 milhões", ressaltou.

Um dos destaques da feira ficou por conta do Açougue Modelo instalado no estande do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de São Paulo (SCVCFESP), que além de máquinas e acessórios de última geração, apresentou novo material com ação antimicrobiana para revestimento de paredes de câmaras frigoríficas, em uma área de 210 metros quadrados.

Neste mesmo estande, profissionais do setor de carnes participaram de cursos de atualização, como o de "Boas Práticas na Fabricação de Lingüiças, Hambúrgueres e Espetinhos", ministrada por Ângela Dulce Cavenaghi, técnica da empresa Ibrac, convidada pela Casa Bonet (empresa que comercializa produtos para fabricação de embutidos há 35 anos), e que contou com 31 inscritos. Além de "Gestão Básica para Açougues e Casas de Carne", ministrada por Cristina Garcia, consultora contratada pelo Senac, que teve a participação de 37 pessoas.

Rubens Portella, do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas de São Paulo, destacou a importância de uma aproximação cada vez maior entre açougueiros e instituições que promovem esses cursos. "A TecnoCarne permitiu essa aproximação que traz diversos benefícios, como a atualização dos profissionais do setor. Sem falar no 1° Curso de Gestão Básica para Açougues e Casas de Carne que oferecemos", ressaltou.

Paralelamente à feira, foi realizado o 4° Simpósio de Industrialização de Carnes, no qual especialistas de universidades e Centros de Tecnologia, além de representantes de grandes empresas do setor debateram os avanços tecnológicos nacionais e mundiais na industrialização de produtos cárneos e as exigências para exportação. Mais de 200 participantes, entre gerentes industriais, engenheiros de alimentos, pesquisadores, estudantes e outros profissionais atuantes na área, se inscreveram no simpósio, na busca constante de atualização.

Consenso entre os expositores, a exigência do mercado por mais qualidade, produtos segmentados e com custos compatíveis com a renda do brasileiro, traz à tona a necessidade de renovação constante. Segundo Vincenzo Mastrogiacomo, empresário e consultor do mercado de carnes, para atender às exigências dos mercados interno e externo, toda a indústria está investindo em novas tecnologias. "Os players estão atentos às necessidades de aprimoramento para que a carne bovina chegue com segurança à mesa do consumidor", afirmou. As informações são da assessoria de imprensa da TecnoCarne.

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