Tecnologia do silo secador será apresentada na Expoclara

Tecnologia

Tecnologia do silo secador será apresentada na Expoclara

Armazenagem de grãos na propriedade rural vem crescendo muito na região da Serra
Por:
759 acessos

A armazenagem de grãos na propriedade rural vem crescendo muito na região da Serra. Uma necessidade dos produtores e que desperta grande interesse, a tecnologia será apresentada na Expoclara, em Garibaldi, no espaço da Emater/RS-Ascar, por meio de um pequeno silo secador de grãos. Haverá demonstração de secagem de milho e uma lupa para que os produtores possam verificar a qualidade de grão.

Extensionistas da Emater/RS-Ascar irão explicar sobre a construção, o processo de secagem e de armazenagem e as vantagens, como o ganho econômico e de qualidade. "O produtor deixa de pagar esse serviço para o cerealista e mantém a produção em casa e com qualidade superior, pois a secagem é feita com ar natural. E, por ter baixo volume, tem mais facilidade de monitoramento e controle do processo de armazenagem, garantindo uma menor incidência principalmente de fungos que causam micotoxinas", explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa.

Além de ter o grão disponível para uso na propriedade e ter a oportunidade de poder vender quando quiser, Villa ressalta que o produtor também consegue agregar valor ao produto. "Alguns moinhos só compram milho armazenado nesse sistema, por causa da qualidade do grão", afirma. 

Os agricultores que tiverem interesse nessa tecnologia podem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar do seu município, que faz o projeto de construção e dimensiona o silo e ventilador. Há também a possibilidade de financiamento pelo Pronaf e outras linhas de crédito para armazenagem. "Há uma demanda grande por projetos novos na região", afirma Villa. 

A Expoclara acontece até domingo (06/05), no Parque da Fenachamp.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink