Tecnologia garante mais qualidade para alimentos
CI
Agronegócio

Tecnologia garante mais qualidade para alimentos

O combate à fraude em carnes, bebidas e outros produtos é um dos objetivos da parceria entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa (SDA/Mapa) e o CNPq , vinculado ao MCT
Por:
O programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia destinará recursos para projetos de desenvolvimento de métodos e critérios, padrões e procedimentos de inspeção e fiscalização da qualidade de produtos de origem animal e vegetal. A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (23), pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

O combate à fraude em carnes, bebidas e outros produtos é um dos objetivos da parceria entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/Mapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

A fundamentação científica aplicada aos métodos de inspeção proporciona aos consumidores alimentos seguros e padrões de qualidade e identidade dos produtos de origem animal e vegetal. A inspeção, realizada de forma adequada às exigências dos mercados interno e externo, permite ainda diferenciar os produtos e resguardar a economia nacional dos riscos de importação de mercadorias impróprias ou inadequadas.

Também está entre as prioridades do projeto, o desenvolvimento de métodos de avaliação de risco à exposição de alimentos com resíduos de medicamentos veterinários, de aditivos para alimentação animal, bem como agrotóxicos e contaminantes em geral nos produtos agropecuários. A exigência de produtos rastreados é cada vez mais comum entre os mercados internacionais e uma tendência do mercado interno. Por isso, há necessidade do aprimoramento de sistemas de rastreabilidade dos produtos de origem animal e vegetal.

Capacitação - O programa contempla, ainda, a eficiência do recurso humano como fator indispensável ao trabalho de inspeção e fiscalização dos produtos. Estão previstos investimentos para capacitação, especialização e treinamento dos profissionais envolvidos nas atividades de controle de qualidade dos produtos destinados ao mercado interno e externo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.