Tecnologia melhora gestão de pequenos negócios do agro
CI
Imagem: Divulgação
TECNOLOGIA

Tecnologia melhora gestão de pequenos negócios do agro

O agronegócio está entre os segmentos que mais movimenta a economia brasileira, englobando várias atividades
Por:

O agronegócio está entre os segmentos que mais movimenta a economia brasileira, englobando várias atividades. O setor é divido em primário (agricultores e pecuaristas), secundário (indústrias de insumos agrícolas) e terciário (distribuidores de insumos e lojas de produtos agropecuários). No último segmento, a busca por crescimento tem sido cada vez mais constante e os empresários têm almejado aumentar vendas e a lucratividade. Para isso, é necessário acompanhar as necessidades de produtores rurais, estruturar processos de gestão e estar em dia com as legislações. 

Para cumprir esses desafios, empresários do setor podem contar com tecnologias de gestão. O Grupo Siagri desenvolve softwares exclusivos para o agronegócio e atende mais de 30% dos distribuidores de insumos das principais bandeiras do Brasil, além do varejo agropecuário, oferecendo um sistema de gestão específico para quem está começando o negócio ou quem ainda não tem a gestão informatizada.

Controle financeiro e de vendas 

O Siagri Essencial vem ajudando empresários a gerenciar as principais atividades do negócio. Segundo Douglas Bernardo, gerente de produto do Grupo Siagri, o software foi desenvolvido para quem está começando um negócio de distribuição de insumos ou varejo agropecuário, ou para quem já tem sua empresa, mas ainda não possui uma gestão informatizada. Para o gerente, a transformação digital é inevitável, mas para o sucesso desta digitalização é importante que a empresa adote soluções compatíveis com seu tipo de negócio, desenvolvidas por quem entende do segmento. 

Apesar de compacto, o ERP Essencial proporciona a gestão de ponta a ponta para pequenos negócios, incluindo operações financeiras, movimentações bancárias e controles como o fluxo de caixa. O software ainda contempla a gestão de toda a atividade comercial, que é o processo mais importante para distribuidores e lojas agropecuárias. “O Siagri Essencial é direcionado tanto para quem atua com grandes culturas quanto para quem faz vendas no balcão, precisa faturar e entregar o produto ao cliente com rapidez”, conta Douglas.  

O gerente ainda acrescenta que o sistema traz agilidade para vendas devido a funcionalidades como controle de estoque por lotes e validades do produto. “Com isso, o vendedor não precisa ir até o estoque verificar se o produto está disponível e se há a quantidade que a cliente precisa”, explica. 

Informações com segurança em um só lugar 

A Rural Agro adotou o software Essencial em 2019 com o objetivo de gerir a carteira de clientes e controlar o fluxo de caixa. Higor Alves, gerente administrativo, diz que o principal ganho com a adoção da solução são as informações seguras e corretas, agilizando as tomadas de decisões. “Sem o ERP Essencial, não tínhamos assertividade em controles como contas a pagar, receber, estoque e vendas. Tínhamos que fazer dois trabalhos, exportando informações para planilhas e realizando as análises manualmente. Agora temos tudo em um só lugar”, conta. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink