CI

Tecnologia microbiana e agricultura sustentável

Nesse sentido, a agricultura vem avançando muito, deixando de lado o uso de fortes agroquímicos


Foto: Nadia Borges

Atualmente, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, 30% a mais de água potável é consumida do que a natureza pode repor globalmente. Isso mostra a importância do cuidado com esse recurso, principalmente em indústrias como a agropecuária. 70% deste excesso de consumo de água é utilizado no setor agrícola, onde desempenha um papel fundamental na fase de germinação, crescimento e posterior colheita. Nesse sentido, é imprescindível que a tecnologia, aliada à biologia, esteja disponível como aliada fundamental para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores que permitam a preservação dos recursos hídricos. 

Nesse sentido, a agricultura vem avançando muito, deixando de lado o uso de fortes agroquímicos e selecionando insumos biológicos como microrganismos, extratos vegetais e outros componentes naturais para o controle de pragas e como estimulantes biológicos que permitem o crescimento e a absorção de nutrientes pelas plantas, entre outros usa. Por sua vez,  com o uso de tecnologia microbiana, raízes secundárias e canais radiculares podem ser aumentados, gerando plantas mais robustas e proporcionando maior estabilidade ao desenvolvimento inicial das plantas. 

Por outro lado, também é imprescindível a utilização dessas práticas inovadoras para avançar em processos mais sustentáveis, com melhores resultados e minimizando os impactos negativos no meio ambiente. Se forem observadas emissões de gases de efeito estufa, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 28% correspondem a atividades agrícolas. Isso demonstra o impacto da indústria no ecossistema e a importância de assumir responsabilidades como atores sociais para gerar processos mais seguros, limpos e com baixo impacto ambiental. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.