CI

Tecnologia nuclear deixa plantas “à prova do clima”

“A mudança climática está forçando produtores a mudar a forma como abordam a agricultura"


Novas variedades de plantas de arroz e feijão estão sendo lançadas, com base na tecnologia nuclear, para ajudar os agricultores a cultivar mais alimentos básicos, apesar das altas temperaturas causadas pela mudança climática. Estas novas variedades de culturas “à prova de clima” foram desenvolvidas como parte de um projeto de cinco anos destinado a ajudar os países a melhorar a segurança alimentar e a adaptar-se às mudanças nas condições climáticas.  

De acordo com María Caridad González Cepero, cientista do Instituto Nacional de Ciência Agrícola de Cuba, o projeto abordou especificamente a melhoria da tolerância das plantas de arroz e feijão a altas temperaturas em áreas propensas a secas. “A mudança climática está forçando produtores de alimentos e agricultores a mudar a forma como abordam a agricultura. Novas variedades de plantas, como as de arroz e feijão ‘à prova de clima’, oferecem uma opção sustentável para se adaptar a alguns dos efeitos negativos das mudanças climáticas, o que é importante para garantir a segurança alimentar hoje e no futuro”, comenta. 

Uma das principais consequências da mudança climática tem sido a extrema flutuação das temperaturas globais. Temperaturas mais altas têm um efeito direto e prejudicial no desenvolvimento e rendimento da planta. Em muitos locais agrícolas em todo o mundo, os extremos de temperatura estão fazendo com que as plantas sofram, incluindo culturas básicas, como arroz e feijão verde, também conhecidas como o feijão comum, que são essenciais para a dieta de milhões de pessoas em todo o mundo.  

Para ajudar a proteger fontes alimentares baseadas em culturas, um grupo de criadores de plantas, fisiologistas de plantas, agrônomos e biotecnólogos de plantas e especialistas da AIEA, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), se uniram para desenvolver novas variedades de culturas à prova de clima através de um projeto de pesquisa coordenado pela AIEA de cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.