Tecnologia pode acelerar operações de Barter?
CI
Imagem: Divulgação
ENTENDA

Tecnologia pode acelerar operações de Barter?

A tecnologia é a principal aliada do produtor, do fornecedor de insumo e a trader
Por: -Aline Merladete

O termo barter, de origem inglesa, significa permuta. No âmbito do Agronegócio, todavia, não se destina simplesmente a negociação de troca ou escambo, mas também a uma estrutura complexa e bem aparelhada, onde há o envolvimento de diferentes agentes, como as tradings companies, empresas fornecedoras de insumos, agroindústrias, máquinas agrícolas, as instituições financeiras e investidores.

É uma prática relativamente simples, onde realiza-se a negociação da venda dos insumos necessários a cada cultivo, tendo como moeda de pagamento os próprios produtos que serão resultado desses cultivos. O Barter é uma opção de crédito/financiamento do custeio agrícola, menos burocrática e rápida, e com opções de negociação da própria produção. 

A operação tem proporcionado, maior segurança em relação ao cenário econômico e a imprevisibilidade da safra, para os produtores rurais. Isso porque, possibilita uma oferta de insumos agrícolas em troca do produto rural da produção futura. Administrar bem essa estratégia financeira pode potencializar os resultados da produção, maximizar as trocas econômicas além de expressar “bom negócio” tanto para o credor quanto para o produtor. Sendo assim, garantir é imprescindível garantir celeridade e assertividade na operação, para aumentar as possibilidades do negócio, ampliar lucros e garantir uma safra mais produtiva.

Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada do produtor, do fornecedor de insumo e a trader. Mas, como ela pode acelerar a Operação Barter? A complexibilidade jurídica do Brasil é muito grande, a falta de padronização nos órgãos emissores de documentos e a extensão territorial do país dificultam a velocidade na obtenção destes, além de boa parte do processo não ser automatizado, entre outros fatores. Essa burocracia normalmente gera gargalos na aprovação da operação e consequentemente atrasos, podendo assim prejudicar o desempenho da produção e limitar o potencial dos negócios.

Pedro Roso, CEO e um dos fundadores da Docket, ressalta que a Docket fornece uma camada de tecnologia e infraestrutura para operações que dependem de diversos tipos de documentos, passando pela obtenção, pré análise, controle dos vencimentos, gestão e monitoramento das operações. Por meio da plataforma é possível reduzir os custos em toda a esteira de formalização.

A Docket, startup que tem como objetivo facilitar a busca, pré análise e a gestão dos documentos por meio da tecnologia, tem sido uma grande aliada do setor. Usando tecnologia e inteligência de mercado como base das operações, os documentos solicitados através da plataforma desenvolvida pela empresa são entregues em até 80% menos tempo.

A plataforma centraliza todos os documentos por lá solicitados, possibilitando uma gestão mais equilibrada e uma base de relatórios automática, levando mais segurança e velocidade na análise e controle dos documentos.

Roso salienta que as operações com o agro, tem o objetivo de ajudar principalmente os times comerciais, crédito e de formalização em toda a infraestrutura para operações de CPR e arrendamento, inteirando e dando visibilidade de toda esteira até a baixa. A plataforma conta com mais de 10 funcionalidades, como:

- Análise de matrícula por meio de Inteligência Artificial, com extração dos dados do imóvel e gravames.

- Visualizar por meio de gráficos todos os documentos solicitados nos órgãos e qual o status.

- Engajamento: Acompanhar o desempenho de cada colaborador em termos de pedidos realizados, downloads etc.

- Operações: Classifique cada pedido de acordo com sua finalidade de operação.

- Rastreio: Obtenha um status mais detalhado do andamento de seus documentos.

- Recorrência: Renova um pedido automaticamente nas datas desejadas.

- Veja as certidões analisadas automaticamente como positivas ou negativas.

- Fluxo por aprovação: Tenha controle de aprovação dos pedidos por um supervisor.

- Grupos: Divida os usuários e pedidos em grupos com visibilidade restrita.

- Relatórios: com todas as nossas funcionalidades, é possível exibir relatórios que podem ser extraídos em Excel e manipulados.   
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink