CI

Tecnologia traz informações precisas de clima para irrigação

Com isso o produtor saberá se há chuva prevista facilitando o manejo dos pivôs nas lavouras


Foto: Marcel Oliveira

O sistema de gerenciamento remoto de pivôs de irrigação desenvolvido pela multinacional do setor Lindsay ganha uma nova função. O já conhecido FieldNET chegou no Brasil no ano passado e permite, além do controle da irrigação de onde estiver, também analisar o desempenho e fazer recomendações.

Agora a ferramenta ganha o aporte do WaterTrend, que auxilia no manejo da irrigação, minimizando o risco de ter excesso ou falta de água nas lavouras. O produtor terá na mão dados que mostram se vai chover e qual a demanda hídrica da cultura para os próximos sete dias, podendo calcular o uso dos pivôs. Também serão fornecidos dados como temperatura, previsão de chuva, velocidade do vento, umidade relativa do ar, máximas e mínimas.

Ao longo da safra é possível alterar os dados de chuva com o real informado pelos pluviômetros dos painéis dos pivôs e também pelo próprio aplicativo é possível fazer as correções nos estádios de crescimento da cultura. “Se o produtor observar que no campo a planta se encontra em um estádio diferente do mostrado no aplicativo ele consegue na própria ferramenta alterar esta informação para ter o dado de consumo hídrico mais preciso possível”, destaca Gabriel Guarda, gestor ambiental, engenheiro agrônomo e analista de engenharia da Lindsay América do Sul.

O recurso não terá cobrança adicional para os clientes nem requer nenhuma mudança de assinatura. A configuração é feita pelo aplicativo do FieldNET. Basta inserir a cultura, data de plantio e seu ciclo. “No caso do milho, por exemplo, deve-se acrescentar a soma de graus-dia para a maturidade fisiológica. Com essas informações, a inteligência da ferramenta combinará automaticamente os dados com informações meteorológicas precisas. Em seguida, por meio de modelagem avançada, o sistema vai monitorar o crescimento da cultura e calcular o consumo e a demanda hídrica por meio de evapotranspiração prevista para a semana seguinte”, recomenda Guarda. 

Relembre como foi o lançamento de outra ferramenta, o FieldNET Advisor, na Agrishow de 2019:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.