CI

Tecnologias impulsionam desenvolvimento sustentável no Centro-Oeste Mineiro

Dia de campo apresenta tecnologias para produção sustentável


Foto: Divulgação

Na região de Abaeté-MG, um projeto de cooperação técnica demonstra como é possível produzir, empreender e inovar com sustentabilidade em propriedades rurais. O trabalho é fruto da parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e o Sicoob Credinacional.

Sinval Lopes, engenheiro agrônomo da Embrapa, explica como o projeto prioriza o uso de tecnologias que contemplam a mais recente geração de modelos de trabalho e de produção agrícola. “Por exemplo, as linhas de crédito para uma produção sustentável, disponibilizadas pelo Sicoob Credinacional para a aquisição e uso de drones para pulverizações agrícolas, geram empregos em áreas inovadoras. Inserir os profissionais no chamado agro 5.0 contribui para reverter o êxodo rural e para a sustentabilidade da produção”, afirma.

O projeto também contempla atividades de transferência de tecnologias que visam melhorar a eficiência no uso do solo; garantir a produção e o abastecimento do mercado; e aumentar a eficiência econômica da propriedade.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credinacional, Artur José de Andrade, as ações realizadas em conjunto entre as instituições são extremamente vantajosas para os produtores rurais. “As pesquisas e a implementação de tecnologias, já testadas e aprovadas, geram maior desenvolvimento do agronegócio, reduzindo custos, aumentando a produtividade e, por consequência, maximizando os resultados”.

Para apresentar as tecnologias implantadas na região que têm melhorado os resultados das propriedades rurais, foi realizado um dia de campo na Fazenda Gerais e Poções, no município de Paineiras-MG.

O evento teve estações sobre manejo de pastagem, sistemas integrados, controle de pragas, bioinseticida de alta performance no controle de Spodoptera frugiperda, demonstração de aplicação aérea com drone e linhas de crédito para uma produção sustentável.

Para Giovani Chaves, extensionista agropecuário da Emater-MG, o dia de campo possibilitou aos participantes presenciarem um caso de sucesso da integração entre pesquisa, extensão, instituição de crédito e produtor rural, por meio da Embrapa, da Emater-MG, do Sicoob Credinacional e da produtora Dalva Maria de Lima.  “No evento, que contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, foram abordados temas relevantes voltados para uma agricultura sustentável, como controle de pragas, sistemas integrados de produção, manejo de pastagens e crédito rural, principalmente as linhas de crédito voltadas uma agricultura de baixo carbono”, comenta Giovani.

Fernanda Aparecida da Silva, gerente da Agência Sicoob Credinacional em Paineiras-MG, relata que a avaliação do dia de campo pelo público foi bastante positiva. “Recebemos depoimentos dos produtores de que o evento foi muito proveitoso. Os conhecimentos divulgados podem agregar valor na atividade dos produtores”, avalia.

Confira o vídeo sobre essa importante ação, voltada para o desenvolvimento regional: https://youtu.be/Tz1svijyurA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.