CI

Tecnologias para gestão hídrica no semiárido

Gerir os recursos hídricos em um cenário de escassez é um desafio para quem vive e produz no semiárido


A Região Nordeste enfrenta há cinco anos a maior estiagem de sua história. Gerir os recursos hídricos em um cenário de escassez é um desafio para quem vive e produz no semiárido. Pensando nisso, a Embrapa pesquisa e desenvolve tecnologias para captação, tratamento e armazenamento de água. O Dia de Campo na TV apresenta algumas dessas alternativas.

A barragem subterrânea é uma solução prática e econômica de estocagem ao longo de todo o ano. A tecnologia desenvolvida pela Embrapa tornou a construção da barragem mais rápida. O que antes levava 20 dias para ficar pronto, hoje pode ser feito em um dia e meio com auxílio de uma escavadeira. O material usado, a lona plástica, torna a obra mais barata se comparada ao método tradicional.

As águas subterrâneas representam uma boa opção para atender à demanda dos agricultores por recursos hídricos, mas é preciso que o líquido passe por um tratamento adequado, em especial as que possuem elevado teor de sal. Esse é o principal objetivo do Projeto Água Doce. Por meio de um dessalinizador, o produtor passa a contar com água suficiente para a criação de peixes, irrigação e o consumo humano e animal.

O Dia de Campo na TV “Tecnologias para gestão hídrica no Semiárido” foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.