CI

Tecnologias para o aproveitamento econômico dos resíduos de suínos

Tema será abordado no 42º Dia Estadual do Porco


Tecnologias para o aproveitamento econômico dos resíduos de suínos será um dos temas abordados no 42º Dia Estadual do Porco

O engenheiro agrônomo Evandro Barros é um dos palestrantes confirmados para o 42º Dia Estadual do Porco. Analista da Embrapa Suínos e Aves, Barros vai abordar o tema Tecnologias para o aproveitamento econômico dos resíduos de suínos. “A suinocultura nacional está crescendo constantemente de maneira a atender a demanda por proteína animal. Esse aumento na produção de suínos vem acompanhada da maior concentração de animais na mesma granja e isso automaticamente gera grande produção de dejetos. O que fazer com eles?”, questiona Evandro. “Sabemos que o dejeto de suíno pode causar impactos negativos no ambiente, poluindo mananciais de água e causando eutrofização.

O uso racional desses dejetos, além de não causar impactos negativos, pode ser economicamente muito interessante, pois o agricultor poderá reduzir os custos com aquisição de fertilizantes químicos, considerando que o dejeto de suíno possui os mesmo nutrientes dos fertilizantes minerais. Além de reduzir custos, o produtor resolve o problema ambiental do dejeto, pois esse destino é adequado”, explica o engenheiro agrônomo.

Barros é pós-graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em Fisiologia Vegetal pela mesma instituição. Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atuando em gestão ambiental em granjas de suínos e aves, capacitação de multiplicadores e transferência de tecnologia. Tem experiência em sistemas de produção de grandes culturas, produção de sementes e ecofisiologia vegetal.

O 42º Dia Estadual do Porco acontece no dia 12 de agosto, em Rondinha (RS). Tem à frente a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e Prefeitura de Rondinha. Conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips/RS) e Emater/RS. São patrocinadoras do evento a Agroceres Multimix, Agromarau GSI, Alltech, Bayer, Biomix/Vittaltech do Brasil, Choice Genetics, De Heus, Elber, Ki Grãos, Machado Agropecuária, Mig-PLUS, Minitube, Nutrifarma/Nuscience, Topigs Norsvin, Vetoquinol, Suinocultura Gobbi e Sicredi.
 
Serviço
42º Dia Estadual do Porco
Onde: Salão Paroquial Santo Antônio, em Rondinha (RS)
Data: 12 de agosto de 2016
Início: 7h30min
Informações: 51 3712-1014 ou 54 3365-1188.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.