CI

Tecon Rio Grande bate recorde de movimentação

Terminal movimentou 79.680 TEU em agosto


O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, movimentou 79.680 TEU em agosto, um aumento de 14% em relação ao mês anterior e de 7,5% em comparação ao mesmo período de 2017. O último recorde ocorreu em julho do ano passado, com 74.121 TEU movimentados. O resultado positivo foi impulsionado, principalmente, pelo crescimento do transbordo, da navegação interior (via hidrovia) e da importação.

No transbordo, iniciou o novo serviço Paraná Service, movimentando 1.320 TEU já na primeira escala. O transporte de cargas por navegação interior movimentou 3.974 TEU em agosto, um crescimento de 105% em relação ao mesmo mês de 2017. Entre as principais cargas movimentadas estão madeira, resina, frango e suínos congelados.

No início do ano, o número de viagens entre o Contesc – terminal de navegação interior da Wilson Sons, localizado em Triunfo – e o Porto de Rio Grande aumentou para quatro saídas semanais, com a contratação de uma nova embarcação de 150 TEU. “O modal hidroviário se consolidou como alternativa logística para os produtores da região. Oferece custos mais atrativos, maior segurança para as cargas, além de contribuir com a diminuição de emissão de gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Importação – As cargas importadas também registraram alta de 12% em agosto, se comparadas ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, foram movimentados 54.609 TEU no período.  O grande destaque foi o segmento de fertilizantes, que registrou incremento de 38%. Hoje, o Tecon Rio Grande é uma referência na região para transporte, desova e armazenagem de fertilizantes.

Nos últimos anos, o terminal fomentou a importação do produto via contêineres, o que trouxe uma série de vantagens para os clientes. Além de custo menor, o produto chega ensacado, em contêineres reefer, pronto para ser destinado direto ao produtor rural. Posteriormente, esses mesmos contêineres são reutilizados para exportação, dando maior flexibilidade e reduzindo custos para os armadores.

 Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.