CI

Tem início a colheita do moranguinho na Serra gaúcha

Os valores das cotações chegam até R$ 12,00/kg


Alguns pomares implantados com mudas formadas pelos próprios moranguicultores começam a ser colhidos, com frutas de ótima qualidade e com valores das cotações chegando até R$ 12,00/kg. Prossegue o plantio da cultura nas áreas de maior altitude na região da Serra, com bom pegamento das mudas. Práticas como a disposição do sistema de fertirrigação e a armação do túnel plástico estão com intensa aplicação. Conforme o levantamento sobre a situação da cultura realizado pela Emater/RS-Ascar, nos locais de clima mais quente, as mudas já estão iniciando a emissão das inflorescências e formação do fruto.

A oferta de algumas hortaliças está bastante reduzida nas feiras e mercados, em razão da pouca insolação e, especialmente, das baixas temperaturas que vêm ocorrendo. Isto está retardando o seu desenvolvimento e prejudicando o aprontamento final para a sua colocação no mercado, além de ocasionar perdas nas olerícolas cultivadas a céu aberto. Em decorrência desta situação, os preços tendem a subir pela diminuição do volume ofertado. Nas regiões do Planalto Médio e do Alto Uruguai, o frio e as chuvas ocorridos na última semana causaram danos na horticultura, na ordem de 60% e 30%, respectivamente. As perdas maiores foram nas folhosas cultivadas a céu aberto, com perda de quase toda a produção, restando as cultivadas em ambiente protegido.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.