Tem início quinta etapa de fiscalização de estoques públicos

Agronegócio

Tem início quinta etapa de fiscalização de estoques públicos

Trabalhos prosseguem até dia 26 de julho
Por:
509 acessos

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deram início à quinta etapa de fiscalização de estoques públicos. As vistorias ocorrem nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Tocantins. Os trabalhos prosseguem até dia 26 de julho e envolvem 14 profissionais.

A expectativa da Companhia é fiscalizar 1,75 milhão toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, em 114 armazéns próprios e credenciados do país. Os produtos foram comprados por meio de Aquisição do Governo Federal - AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades de compras públicas executadas pela Conab. 

Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados. Até o final deste ano, outras quatro rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demandas dos programas operados pela Companhia.

Nas quatro primeiras etapas de 2014, foram fiscalizadas 6,32 milhões de toneladas em 802 armazéns, sendo verificado um desvio de 33,14 mil toneladas de milho em armazéns no Mato Grosso e Goiás. A irregularidade foi informada ao Ministério Público e à Polícia Federal e a Conab trabalha com os órgãos estaduais e federais para rastrear o produto. A armazenadora que praticou o desfalque está impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e terá que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto. 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink