Temor com gripe fecha esmagadoras na China
O temor à gripe aviária interrompeu a atividade de metade das processadoras de soja na China
O temor à gripe aviária interrompeu a atividade de aproximadamente metade das processadoras de soja na China, maior importadora mundial da oleaginosa, com os preços baixos da carne suína no mercado interno também ajudando a reduzir a demanda por ração animal.
Traders e fonte da indústria afirmaram que restava pouca margem de lucro para a maioria dos esmagadores, com os preços domésticos do farelo de soja caindo diariamente acompanhando a bolsa de Chicago.
"Cerca de metade dos esmagadores estão inativos", afirmou o executivo de uma processadora do norte da China. "Não podemos esperar que a demanda se recupere até que a gripe aviária se estabilize. Tanto os processadores como os criadores de animais estão sofrendo".
Traders disseram que a baixa utilização da grande capacidade de esmagamento da China, estimada em aproximadamente 70 milhões de toneladas por ano, tem dado algum suporte aos preços internos, principalmente os de óleo de soja.
"Não acho que muitos esmagadores estejam tendo lucros agora. Os preços do farelo estão bastante baixos. Eles estão caindo quase todo dia", afirmou um trader de Xangai. "A demanda não está muito forte".